O projeto Fonte do Futuro levou água tratada a 11 escolas localizadas em áreas indígenas e rurais do Tocantins.
Foto: Divulgação

O projeto Fonte do Futuro levou água tratada a 11 escolas localizadas em áreas indígenas e rurais do Tocantins, beneficiando aproximadamente 10.500 pessoas. A entrega da tecnologia nas unidades contou com a presença de mais de 750 participantes. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto BRK e a Zurich Seguros.

A tecnologia social PWTech implementada no Tocantins, também será instalada em unidades de ensino nos estados do Rio de Janeiro e Goiás, impactando cerca de 18.000 pessoas, entre beneficiários diretos e indiretos. A instalação do equipamento elimina 100% dos vírus e bactérias presentes na água.

No Tocantins, os municípios contemplados foram Formoso do Araguaia, Miracema, Colinas, Guaraí, Rio Sono, Campos Lindos e Colméia. A secretária municipal de Educação de Colméia, Kelly Rejaine Ferreira Teixeira, destacou a importância do projeto para a região. 

"O projeto veio somar para nossas escolas, proporcionando água tratada e atendendo com mais qualidade nossos alunos, funcionários e a comunidade. Eu só tenho que agradecer essa parceria da BRK com as escolas da zona rural do nosso município”, ressaltou a secretária.

Estudos reforçam a importância de ações como essa. Dados do levantamento ‘Água e Saneamento nas Escolas Brasileiras: Indicadores de Desigualdade Racial a partir do Censo Escolar’ apontam que cerca de 1,4 milhão de estudantes no Brasil frequentam escolas públicas sem acesso a água tratada. A iniciativa busca reverter esse cenário, promovendo saúde, hidratação adequada e melhores condições para o aprendizado escolar.

Para a gerente de Responsabilidade Socioambiental, Karinne Matos, o projeto superou as expectativas. “Muitas comunidades foram atendidas. Não tenho dúvidas de que cumprimos nosso objetivo, que era ampliar o acesso à água potável em áreas fora do escopo contratual da empresa”, afirmou a gerente.