Ramila Macedo
Alunos do 5º ano da Escola Espírita André Luiz de Araguaína demonstraram que já estão afiados na produção de poemas. Sob orientação da professora Elivan Soares da Silva, eles participaram do projeto “O lugar onde vivo” que faz parte da Olimpíada de Língua Portuguesa 2014, realizada entre agosto e setembro. Os estudantes pesquisaram sobre o lugar onde vivem, conheceram e depois transformaram o que aprenderam em literatura. O vencedor da escola foi selecionado para a etapa municipal.
Ao AN, a professora da turma do 5º ano explicou que a partir da proposta da projeto “o lugar onde vivo”, os alunos escolheram sobre o que iriam abordar. “Alguns escolheram falar do setor, da rua, da cidade, do bairro e da cidade”. Em seguida fizeram pesquisa e depois de conhecer a história do local escolhido, partiram para produção de poemas.
A atividade promoveu o incentivo à leitura e à escrita. “Foi maravilhoso. Tivemos poemas super criativos” contou satisfeita a professora Elivan. Além de escrever, os alunos ilustraram poemas e depois fizeram exposição na escola. Os três melhores autores de poemas foram premiados com medalhas.
A partir da ação, o aluno Kauan da Costa conquistou o 1º Lugar com o poema “Minha cidade” e já passou para a fase municipal da Olimpíada. As alunas Izadora Nobrega e Yarla ganharam o segundo e terceiro lugar respectivamente.
Veja abaixo o poema do vencedor