A saúde bucal é uma prática indispensável ao desenvolvimento de qualquer pessoa. É um hábito a ser cultivado desde os primeiros meses de vida da criança. Pensando nisso, a Fundação Evangélica Restaurar instituiu o projeto “Boca Mágica na Escola”, que busca incentivar a saúde bucal em crianças do interior do Tocantins.

A primeira etapa do projeto está acontecendo na cidade de Paraíso do Tocantins e a Restaurar pretende abranger a todas as escolas municipais de Paraíso, para atender mais de 5 mil crianças. A Fundação atua em parceria com a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A ação acontece no Instituto Presbiteriano Ebenezer, desde o início do mês de agosto. Posteriormente, o projeto será levado para os municípios de Miracema do Tocantins e Araguaína.

No dia da ação, foram realizadas palestras, orientações sobre a saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor. Bem como distribuição de kit escovação, com escova, pasta dental e fio dental. Para ensinar as crianças como realizar uma boa escovação, toda uma estrutura foi montada simulando um banheiro com pia, torneira e espelho.

As palestras buscam esclarecer questões sobre escovação para crianças, explicações de como as cáries são formadas. Além de orientação sobre como evitar o aparecimento das mesmas, tipos alimentos mais indicados para previr doenças e como passar o fio dental corretamente.

De acordo com o coordenador de projetos da Fundação Restaurar, Albanito Ponte, o projeto de saúde bucal tem por objetivo a conscientização e o desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene, bem como, a aproximação da figura do dentista à rotina da criança, diminuindo possíveis traumas e medos. “Queremos proporcionar ao aluno conhecer e compreender a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, criar hábitos de higienização e dar autonomia aos alunos na escovação dos dentes”, explica.