Unidade é referência em pediatria de urgência e emergência no Tocantins
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

No dia 15 de março, o Pronto Atendimento Infantil de Araguaína (PAI) celebrou três anos de funcionamento, consolidando-se como um dos principais serviços de saúde pediátrica do Tocantins. Para marcar a data, a equipe da unidade participou de um encontro especial na última sexta-feira, 14, destacando a dedicação dos profissionais que atuam no local.

Durante a celebração, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou a relevância do PAI para todo o Estado. “Hoje, podemos dizer que são três anos de muito atendimento e dedicação às crianças de Araguaína e de toda a região, que vêm até aqui em busca de cuidados. O PAI é um marco para o Tocantins e para o Brasil. Parabéns ao Pronto Atendimento Infantil e a todos os colaboradores e profissionais que fazem dele referência em pediatria no Estado”.

Histórico de atendimentos

Desde sua inauguração, a unidade já contabilizou mais de 126 mil atendimentos entre consultas pediátricas, clínicas médicas, assistência social e enfermaria. Somente em 2024, foram registrados 46.419 atendimentos. Entre março e dezembro de 2022 e em todo ano de 2023, foram 72.820 atendimentos.

Na realização de exames, o PAI também mostrou sua importância e relevância, com 18.856 procedimentos realizados entre março de 2022 e dezembro de 2024.

“Esse é um serviço de qualidade que o município oferece em pediatria. Nosso compromisso é garantir uma saúde de excelência para a população, com o PAI sendo a principal referência em pediatria no Tocantins”, pontuou Ana Paula Abadia, secretária municipal da Saúde.

Estrutura especializada

O Pronto Atendimento Infantil é a única unidade pública do Tocantins especializada exclusivamente em urgência e emergência pediátrica, atendendo crianças de Araguaína e região. A gestão é compartilhada com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e é custeada integralmente pela Prefeitura. A estrutura conta com três consultórios médicos, estrutura para saúde digital com a Telemedicina e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, podendo chegar a 270 em períodos de alta demanda.

A unidade possui nove leitos distribuídos entre a ala vermelha e amarela, duas recepções, farmácia, sete salas para classificação de risco, espaços para serviço social, triagem, nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, laboratório, salas administrativas, copa, refeitório e banheiros.

Com uma equipe composta por mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos e equipe administrativa, o PAI também é referência pelo atendimento humanizado e eficiente.

“O PAI é referência em qualidade e cuidado ao paciente. Contamos com uma unidade moderna, que oferece conforto, comodidade e uma equipe preparada para atender a cada pai, mãe e, principalmente, cada criança. Aqui cuidamos não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional de quem passa por nós”, destacou Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do PAI.