Notícias

Provas de concurso interno para Oficiais da PM acontecem em Palmas

A abstenção foi de apenas três candidatos, dos 157 inscritos.

As provas ocorreram na Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT) em Palmas.
Foto: Divulgação/PMTO

Cerca de 153 policiais militares realizaram na manhã desta quinta-feira, 10, na Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas, os exames da prova de conhecimentos dos concursos para o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA), Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (CHOM) e Curso de Habilitação de Oficiais da Administração da Saúde (CHOAS).

A abstenção foi de apenas três candidatos, dos 157 inscritos. Esta é a segunda fase dos concursos, a primeira foi a convocação pelo critério de antiguidade, sendo 50% do total de vagas, dentro de cada quadro.

As provas iniciaram às 8h15, com quatro horas de duração, e foram compostas por 40 questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta, em um total de 100 pontos. O conteúdo do exame versou sobre Legislação pertinente à PMTO (Leis nº 2.578, nº 2.575, e Lei Complementar nº 128). Serão aprovados os que obtiverem as melhores notas, dentro do número de vagas. Os critérios de desempate constam nos editais de cada curso.

A subtenente PM, Milene Ferreira de Sousa, do quadro operacional, que realizou a prova do CHOA, destacou: “Eu acredito que a seleção para o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração é de suma importância para a PMTO, pois vai agregar novos oficiais que vão estar atuando na área administrativa, na área operacional, e nas demais áreas, contribuindo significativamente para o serviço da instituição.

As provas ocorreram com respeito a todas as medidas de prevenção ao novo Coronavírus, com uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel 70%, e distanciamento social. Vale ressaltar que os policiais militares do Tocantins já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A próxima fase do concurso é a avaliação médica, que também tem caráter eliminatório, e acontecerá nas cidades de Palmas (QCG), Araguaína (2º BPM), Gurupi (4º BPM), e Colinas do Tocantins (3ª CIPM), conforme cronograma constante nos editais. A previsão é que a avaliação médica ocorra na próxima terça-feira, 15 de junho.

Reconhecimento

As provas dos cursos de (CHOA), (CHOM) e (CHOAS), só foram possíveis graças às alterações na lei de promoções da Polícia Militar do Estado do Tocantins, publicadas no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE), de 31 de maio de 2021, por meio da Medida Provisória Número 10, que beneficiam a carreira policial militar. Essas mudanças possibilitam a ascensão do quadro de praças policiais da saúde ao quadro de Oficiais da saúde, mediante concurso interno, que até o momento alcançava apenas a graduação de subtenente.

Já na terça-feira, 1º de junho, o comandante-geral da PMTO, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, autorizou as inscrições para os concursos (CHOA), (CHOM) e (CHOAS). Serão ao todo 197 vagas distribuídas da seguinte forma: 147 vagas para o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (destinadas a subtenentes do quadro operacional); 30 vagas para o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração da Saúde (destinadas aos subtenentes do quadro da Saúde) e 20 vagas para o Curso de Oficiais da Administração Músicos (destinadas aos subtenentes músicos).

Coronel Silva Neto ressalta: “as alterações na legislação e a realização dos concursos internos fazem parte da política do governo do Estado e do Comando, de valorização e busca constante de melhorias na carreira e ascensão dos nossos policiais militares, que tanto contribuem com a segurança pública do Tocantins".

Gabaritos

Os gabaritos das provas já foram divulgados pela Comissão dos Concursos e estão disponíveis no link abaixo. O prazo para interposição de recursos às questões das provas é até às 13h desta sexta-feira, 11.

GABARITO PRELIMINAR CHOAS 2021

GABARITO PRELIMINAR CHOA 2021

GABARITO PRELIMINAR CHOM 2021