Os mais de 700 candidatos inscritos no processo seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar da rede estadual farão as provas do certame no próximo domingo, 21. Serão 13 locais de aplicação: um em cada cidade sede da Superintendência Regional de Educação (SRE).
O edital foi lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na segunda quinzena de agosto. A seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e visa a efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).
Os aprovados nas três etapas do concurso exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo de seleção. Entre os critérios de seleção é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica. É preciso ainda atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de ensino, dispostas no edital.
Etapas e cronograma
O processo seletivo para a função de diretores escolares terá três etapas. A primeira é a Avaliação de Competência Técnica de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva, que será aplicada pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), terá 50 questões de múltipla escolha e acontece no dia 22 de outubro nas cidades sede das 13 SREs.
A segunda etapa é a entrega e a avaliação do Plano de Gestão Escolar e da documentação comprobatória dos títulos, de caráter eliminatório e classificatório. A última é a entrevista dos candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.
Exceções
As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão as indígenas e quilombolas; da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais, os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
Formação
Conforme o titular da Seduc, Fábio Vaz, o Processo de Seleção para Função Pública de Diretor da Unidade Escolar Diretor de Unidade Escolar, além de fortalecer a gestão democrática, promove a autonomia das escolas e consequentemente a qualidade do ensino na rede estadual. “Todo o processo está sendo realizado com muita seriedade e critério, a fim de que tenhamos gestores cada vez mais qualificados à frente das nossas escolas. Para isso, além de serem avaliados em todas as etapas, os servidores selecionados, que tomarão posse em janeiro, passarão por uma formação no início de 2024 e posteriormente os diretores serão contemplados com uma especialização em gestão ofertada em parceria com a Seduc e a Unitins”, elencou.
O edital completo e demais informações do certame estão disponíveis no site da Unitins.
Confira os locais de prova
Araguatins - Colégio da Polícia Militar CMTO Professora Antonia Milhomem
Araguaína - Colégio Estadual Guilherme Dourado
Arraias - Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro
Colinas - Colégio Militar do Estado do Tocantins - João XXIII
Dianópolis - Colégio João d’Abreu
Guaraí - Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Gurupi - Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão
Miracema - Escola Estadual Oscar Sardinha Avenida Industrial
Palmas - Colégio Militar do Estado do Tocantins - Senador Antônio Luiz Maya
Paraíso do Tocantins - Centro de Ensino Médio José Alves de
Pedro Afonso - Colégio de Tempo Integral Professor Antônio Berlamino
Porto Nacional - Escola Estadual Irmã Aspásia Rua Aureliano
Tocantinópolis - Colégio Dom Orione