O ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão foi escolhido por unanimidade o candidato do PT as eleições indiretas para o Governo do Tocantins, que tem o prazo máximo de 30 dias para acontecer, até o dia 04 de maio.
A definição aconteceu durante reunião ampliada do Diretório Estadual do PT no último sábado, 5, em palmas, com a presença dos presidentes nacional e estadual do PT Ruy Falcão e Júlio César Brasil, Secretário Nacional de Organização Florisvaldo Souza, Secretário Nacional de Finanças João Vaccari, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, militantes e lideranças petistas de todo o Estado.
Mourão destacou que a renúncia do governador Siqueira Campos e do vice João Oliveira foi um ato de desrespeito com os cidadãos tocantinenses. "O Tocantins está vivendo um momento de grande instabilidade, com greve de diversas categorias do serviço público, o Estado numa situação gravíssima de calote aos seus fornecedores e cerca de 800 milhões de restos a pagar" ressaltou Paulo Mourão durante a reunião.
A Direção Estadual do PT já havia definido apoio a pré-candidatura de Mourão ao governo do Estado, para disputar as eleições diretas em 2014, anunciada durante reunião da terceira via no mês de março, após a desistência do outro pré-candidato do partido Nicolau Esteves.
Resolução do PT sobre a renúncia do Governador
O PT ainda aprovou resolução avaliando a renúncia de Siqueira Campos como um golpe a democracia no Tocantins, causando grande instabilidade política no Estado, motivada apenas pela manutenção do projeto político da família do agora ex-governador. O partido ainda convocou a militância e convidou a sociedade tocantinense para se engajarem na política em defesa dos princípios fundamentais da democracia e do Estado do Tocantins
Conjuntura Nacional e Estadual
O presidente nacional do PT, Ruy Falcão, apontou que a prioridade do partido deve ser de formar palanques fortes para a presidente Dilma nos Estados, no entanto, deixou claro que a definição de alianças para as eleições 2014 aqui no Tocantins são de autonomia do Diretório Estadual do partido.
"O PT dever estar aberto a dialogar com todos os partidos da base da presidenta Dilma, mas, quando chegar o momento de formar alianças o PT do Tocantins vai definir qual rumo seguir no Estado" afirmou Falcão que ainda ressaltou o desejo manifestado pela militância petistas de ter uma candidatura própria "No Tocantins vamos defender o nome do Paulo Mourão ao governo e concentrar esforços em defender um programa voltado para o desenvolvimento político, econômico e social do Estado".
Para o presidente estadual do PT, Júlio César Brasil, este momento é de construção de um novo projeto para o Estado e de diálogo com os partidos que tenham compromisso com a construção de um projeto de desenvolvimento para o Tocantins. "O PT continua firme na terceira via (PT, PP, PSL e PCdoB) e aberto a dialogar com os partidos que estão na oposição ao governo do Estado, que compõe a base de apoio da presidenta Dilma e que como o PT estão empenhados na construção de um projeto que garanta uma vida melhor aos tocantinenses" ressaltou Brasil.
PP Tocantins manifesta apoio a Dilma
O presidente estadual do PP no Tocantins, deputado federal Lázaro Botelho, esteve presente na reunião ampliada do Diretório Estadual do PT, onde declarou apoio incondicional à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.