Notícias

Qual é o guarda-roupa ideal para você? Saiba como escolher

Conhecer as dimensões do móvel e do espaço em que ele vai ficar é imprescindível

Quem está procurando um guarda-roupa novo deve ter a noção exata do espaço disponível para ele.
Foto: Divulgação

Junto à cama, o guarda-roupa é verdadeiro protagonista na composição de praticamente todo quarto. É nele que você vai poder armazenar suas roupas, sapatos, acessórios, peças de banho, de cama e, ao mesmo tempo, deixar tudo muito bem organizado.

Entretanto, para quem está pensando em adquirir um móvel desses, pode surgir a dúvida: qual modelo de guarda-roupa escolher? Afinal, existem diversos tipos, com tamanhos e cores variados, isso sem falar nos materiais dos quais eles são feitos e os valores cobrados por cada um.

Tenha calma, pois, todas essas características podem (e devem) ser consideradas na hora de escolher um guarda-roupa perfeito para você. Só que, antes disso, é preciso se atentar a alguns detalhes, como dimensão do móvel e espaço disponível, para, só depois, escolher o ideal.

Dimensões

O primeiro passo de quem está procurando um guarda-roupa novo é ter a noção exata do espaço disponível para o móvel. De nada adianta investir no objeto espetacular se ele não cabe no seu quarto. Antes de sair à busca, faça uma medicação com régua ou trena do espaço disponível para o guarda-roupa — altura, largura e profundidade.

Em caso de lugares pequenos, lembre-se de contar uma margem para poder se locomover e abrir as portas, caso o móvel não seja de correr. A partir daí você vai ter uma dimensão aproximada de até quanto seu móvel pode medir para caber perfeitamente no seu quarto.

Bagagem

Outro ponto interessante é analisar a sua bagagem, incluindo, aqui, roupas, sapatos, acessórios, peças de cama e banho, pois, um bom guarda-roupa deve dar conta de guardar tudo isso de forma organizada.

Atente-se à forma como você guarda suas roupas. Você usa mais cabides ou gavetas? Com isso, você vai saber quantos compartimentos, em média, seu guarda-roupa precisa ter, sem correr riscos de deixar um dos seus objetos de fora.

Tipo do guarda-roupa

Depois de considerar os compartimentos necessários e as dimensões do móvel, a próxima etapa é procurar o guarda-roupa ideal. A seguir, você vai conhecer os modelos mais comuns e os benefícios de cada um deles.

Guarda-roupa de casal

Esse tipo de imóvel é maior, com seis portas ou mais, por isso consegue abrigar um volume bem maior de itens. É indicado tanto para casais, quanto para quem tem muita roupa — sem falar de espaço disponível, já que ele é mais largo.

Guarda-roupa de solteiro

Ideal para quem mora sozinho e não tem um volume tão grande de peças para armazenar. Geralmente, tem de duas a cinco portas, no máximo, e é bem mais compacto que o de casal.

Guarda-roupa infantil

Como o próprio nome já diz, essa peça é voltada para armazenar roupas e acessórios de bebês e crianças. Tende a ser menor e mais compacto, com desenhos e cores mais infantis e mais compartimentos para facilitar na hora de guardar as pequenas peças.

Com espelho

Esta é uma excelente opção para quem não tem espelho no quarto. Além da maior praticidade no dia a dia, o detalhe acaba dando um ar mais sofisticado, tanto ao guarda-roupa, quanto ao próprio ambiente.

Com porta de abrir

As portas de abrir são mais antigas e comuns nos guarda-roupas, mas nunca saem de moda. Outro benefício é a maior durabilidade desses móveis, já que esse modelo tende a ser mais resistentes que o de correr.

Com porta de correr

Superindicados para espaços pequenos, os guarda-roupas com porta de correr também são uma ótima opção para quem precisa economizar nas dimensões do móvel e na sua abertura, sendo mais descolados.