Educação

Quase 23 mil alunos retornam às aulas com programação especial nas escolas e creches de Araguaína

Atividades lúdicas marcaram a volta às aulas na rede pública municipal; na Escola William Castelo Branco, alunos foram recebidos com minicidade de trânsito do Projeto Pequeno Cidadão

Além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede pública municipal conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vagas abertas em seis escolas localizadas em diferentes regiões da cidade
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Com brincadeiras, acolhida e uma programação voltada para a diversão, a rede municipal de ensino de Araguaína iniciou nesta segunda-feira, 4 de agosto, o segundo semestre letivo de 2025.

Ao todo, 22.539 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de 296 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornam às salas de aula nas escolas e creches da cidade.

Durante o primeiro dia, todas as unidades escolares realizaram um momento especial de recepção para os alunos, com lanche diferenciado e atividades lúdicas, promovendo um ambiente interativo e leve neste início de semestre.

A programação foi acompanhada por servidores da Secretaria da Educação (SEMED), que estiveram presentes nas escolas em momentos de interação com os alunos.

“Nós estamos aqui na maior expectativa para o semestre letivo, porque as nossas crianças merecem o melhor. A gestão tem investido muito na Educação e, com certeza, teremos melhoria na qualidade do ensino e colheremos bons frutos. Desejamos ótimas aulas e muito aprendizado para nossas crianças e também para os adultos da EJA”, destaca Marzonete Duarte, secretária da Educação de Araguaína.

Para a segunda metade do ano, a rede municipal também se prepara para um período de foco nas avaliações externas, como as provas acompanhadas pelo Sistema de Avaliação Educacional de Tocantins (SAETO), especialmente voltadas aos alunos do Ensino Fundamental.

Volta às aulas na Escola William Castelo Branco

A Escola Municipal William Castelo Branco funciona em tempo integral e é a única da rede municipal a adotar o modelo do Projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido em parceria com a ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito).

O projeto oferece, além do currículo padrão, conteúdos voltados para cidadania, direitos humanos, regras de trânsito, prevenção à delinquência juvenil e desenvolvimento pessoal.

No primeiro dia de aula, a programação foi ainda mais especial. Os alunos foram recebidos com uma minicidade montada dentro da escola, que simula um ambiente urbano com ruas, placas de trânsito e faixas de pedestres.

A atividade foi conduzida pela equipe de Educação para o Trânsito da ASTT, que orientou os estudantes em uma caminhada guiada, explicando o significado das sinalizações e a importância do comportamento seguro no trânsito.

Em um segundo momento, as crianças puderam circular pela minicidade utilizando carrinhos e motos elétricas cedidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), colocando em prática, de forma lúdica, o que aprenderam durante a explicação, e a estrutura continuará na unidade para que os alunos continuem aprendendo sobre o assunto.

Durante a recepção, o aluno Isaac Guimarães, do 1º ano, contou o que acha do projeto. “Aqui na escola eu já vi muita coisa legal sobre trânsito. Hoje, eu aprendi que precisamos prestar atenção nas placas, é importante para não ter acidentes na nossa cidade. E eu estou muito feliz no primeiro dia de aula, encontrei meus amigos e quero brincar com eles. Estou achando este momento muito legal”, comentou o estudante.

Atuação da ASTT e GMA no projeto

A atuação da ASTT na Escola William Castelo Branco conta com equipe de Educação para o Trânsito realizando ações educativas com os alunos, promovendo orientação sobre comportamento seguro, respeito às leis de trânsito e convivência cidadã no ambiente escolar.

Além dos agentes de trânsito, a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) também participa da rotina da escola, com presença regular de seis monitores, de segunda a sexta-feira, auxiliando no controle, segurança e organização das atividades em conjunto com os servidores da ASTT.

“É uma alegria muito grande ver o resultado extremamente positivo deste projeto que é o Pequeno Cidadão, uma união da SEMED, ASTT e com a presença da nossa GMA. Temos preparado essas crianças para o futuro, com momentos de respeito ao símbolo, à instituição, à família e ao próximo. Isso contribui para uma formação de excelência”, afirmou Terciliano Gomes, presidente da ASTT.

Município mantém oferta de vagas para a EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Araguaína continua com vagas abertas em seis escolas localizadas em diferentes regiões da cidade: Joaquim de Brito Paranaguá (Setor Carajás), Simão Lutz Kossobutzki (Araguaína Sul), Zeca Barros (Vila Santiago), Manoel Lira (Nova Araguaína), José Gomes Sobrinho (Monte Sinai) e Luiz Gonzaga (Costa Esmeralda). As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Atualmente, 296 estudantes estão matriculados na modalidade, que é destinada a jovens a partir de 15 anos e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental. Como as matrículas são feitas por semestre, os interessados devem procurar diretamente uma das escolas para garantir a vaga.

O atendimento para matrículas é feito das 7h às 11h e das 14h às 17h. Para se matricular, é necessário apresentar cópia da certidão de nascimento, RG e CPF, declaração ou histórico escolar, ficha de aproveitamento individual, termo de responsabilidade assinado, comprovante de residência, comprovante de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos), uma foto 3x4 e cópia do cartão SUS.