Oportunidades

Quase 300 classificados para Guarda Municipal de Araguaína fazem TAF neste fim de semana

Comissão responsável pelo certame fez uma reunião com os aplicadores do TAF e anunciou as medidas que serão tomadas contra a covid-19

Cerca de 30 pessoas estarão envolvidas na aplicação desta etapa, incluindo seguranças e técnicos em enfermagem
Foto: Ascom Araguaína

Na manhã desta sexta-feira, 3, a comissão responsável pelo concurso da Guarda Municipal de Araguaína fez uma visita ao antigo Tiro de Guerra, no Setor Tecnorte, onde serão realizados os Testes de Aptidão Física (TAF) dos candidatos. O objetivo foi vistoriar as instalações e repassar as orientações aos aplicadores da prova.

Cerca de 30 pessoas estarão envolvidas na aplicação desta etapa do concurso, incluindo além dos examinadores, seguranças e técnicos em enfermagem, que farão a verificação da temperatura e testes rápidos para a covid-19 em todos os candidatos antes da entrada no local. Caso o candidato teste positivo, ele será encaminhado para a equipe médica de plantão.

Os 274 pré-aprovados ao cargo farão o teste neste fim de semana, dias 4 e 5 de julho, e foram divididos em duas turmas, uma participará das provas no sábado e a outra no domingo. De acordo com o edital que está disponível no site www.idib.org.br do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), responsável pelo certame, os candidatos deverão chegar no local do exame com no mínimo 30 minutos de antecedência do horário fixado para o início, portando todos os documentos exigidos e trajando roupa apropriada para a prática de exercício físico.

Para evitar aglomerações, os candidatos serão divididos também em horários e todos devem usar máscara no local, exceto durante a execução dos exercícios. Lembrando que os aplicadores do exame também estarão utilizando máscaras e o distanciamento entre os candidatos será mantido”, explicou o gestor de projeto e coordenador da banca, major João Melo.

Teste físico

A avaliação de capacidade física será dividida em três provas: teste em barra fixa; flexão abdominal e corrida de 12 minutos, com índices mínimos diferentes de acordo com o sexo do candidato. Todo o teste será gravado em vídeo e acompanhado por árbitros credenciados e profissionais de Educação Física, responsáveis por avaliar a execução dos exercícios.

Além do uso obrigatório de máscara durante a permanência no local, os equipamentos serão desinfectados após o teste de cada candidato.

Nós estamos tomando todo o cuidado necessário para dar andamento a esta etapa do concurso levando em consideração todas as recomendações dos órgãos competentes no que diz respeito ao enfrentamento da covid-19 e precisamos da cooperação dos candidatos no cumprimento das exigências para garantir a segurança de todos”, destacou o coordenador da banca.

Dos candidatos aprovados no TAF, 40 serão convocados de imediato para o curso de formação e 200 ficarão no cadastro reserva.

O concurso

Ao todo foram mais de 30 mil candidatos inscritos no concurso público realizado pela Prefeitura de Araguaína nos dias 14 e 15 de março deste ano. Foram oferecidas 581 vagas distribuídas em diversos cargos, obtendo um comparecimento de 17% dos inscritos no dia da prova escrita, um número considerado baixo diante da média nacional que é de 22%.