Notícias

Quase 9 mil estudantes devem fazer prova para ingressar na UFT, IFTO e UFNT

Estudantes farão o exame em 14 cidades para concorrer a vagas nas instituições federais do Tocantins.

Estudantes se preparam para a edição 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins
Foto: Divulgação/UFT

Um total de 8.927 estudantes estão inscritos para fazer, neste domingo (18), as provas da primeira edição de 2025 do Exato – o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. Com a nota do exame, os participantes estarão habilitados a participar de processos seletivos para ingressar em cursos de graduação das três instituições federais de ensino superior do Estado: a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal de Educação (IFTO). A previsão é de que pelo menos 1.484 vagas sejam ofertadas pela nota do Exato no segundo semestre letivo de 2025, sendo 1.075 na UFT.

As provas acontecem em 14 municípios do estado e serão realizadas pela Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese). Todos os municípios com câmpus de uma das três instituições conveniadas terão local de aplicação (confira a lista e os endereços no final desta matéria). Os maiores polos são Palmas e Araguaína.

"Essa será a segunda edição do Exato, e a primeira com a participação do IFTO e da UFNT, que trazem uma dimensão ainda maior para esse exame. Nós estamos muito felizes por alcançar mais municípios e estudantes graças a essa parceria", comenta a coordenadora da Copese, Ana Paula Santos.

Mais de 800 profissionais estão mobilizados na operação logística de aplicação do Exato, entre fiscais, motoristas, carregadores, porteiros, serviços gerais, profissionais da saúde, coordenadores e supervisores. A Polícia Militar do Estado do Tocantins irá colaborar com a segurança dos locais de aplicação, bem como com a escolta das equipes e malotes de prova que serão deslocados para os municípios do interior.

"O desafio logístico para a realização dessa prova é enorme, mas nós estamos preparados e contamos com a colaboração de pessoal das três instituições, além da Polícia Militar, para assegurar a todos os participantes uma prova segura e tranquila", afirma a coordenadora de logística do Exato, Graciela Barros.

Para garantir a acessibilidade do exame, 109 participantes que solicitaram terão atendimento especial durante a realização da prova e, de acordo com critérios estabelecidos, poderão contar com recursos diversos como carteira para canhoto, sala especial, possibilidade de amamentar e tempo extra, auxílio de ledor, transcritor ou intérprete, entre outras medidas adotadas pela Copese.

O coordenador-geral do Exato e pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destaca o objetivo principal da implantação do Exato como modelo de ingresso substituto dos tradicionais vestibulares, e orienta os estudantes a manterem a calma nessa reta final.

"O Exato é um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, que ainda está iniciando e tem muito para crescer, mas que chega já com muita força nesta segunda edição. Uma edição, aliás, que é muito especial porque é a primeira que organizamos em colaboração entre as três instituições [UFT, UFNT e IFTO]. É um desafio enorme e também uma grande conquista, porque a gente consegue alcançar mais cidades e mais pessoas que têm o desejo de estudar em nossas universidades ou no Instituto Federal. Nós acreditamos muito nessa proposta para ampliar e aprimorar o acesso ao ensino superior público no Tocantins, e estamos trabalhando muito para isso. Agora, esperamos que os estudantes fiquem atentos às regras do edital e façam as provas com tranquilidade para que possamos encontrá-los em breve nas salas de aula dos nossos cursos de graduação", conclui Cezari.

 Confira a matéria com o serviço completo sobre a prova deste domingo no Portal UFT