Notícias

Quatro bairros de Araguaína terão asfalto já com rede de esgoto implantada

Retorno das obras da rede coletora acompanha a execução dos serviços de recuperação e pavimentação de ruas

Serão realizadas a substituição de 24,1 km redes de água e a implantação de 33,7 km de novas redes de esgoto q
Foto: Marcos Sandes/Ascom

As obras de pavimentação de ruas estão chegando a mais bairros de Araguaína junto com a rede de esgoto. Nos setores Morada do Sol 3 e Ana Maria, os serviços estão avançados. Nesta semana, a empresa BRK Ambiental retomou a execução dos trabalhos para implantação da rede coletora de esgoto na cidade, com supervisão da Prefeitura.

De acordo com o responsável operacional da empresa, Pedro Gobbo, os benefícios em saneamento melhoram a qualidade de vida da população. “As redes de água estão sendo substituídas com material de melhor qualidade, proporcionando o serviço a esses bairros que agora recebem o asfalto na porta de casa. Trabalhando de forma conjunta com a Prefeitura, evitamos futuras intervenções e transtornos, mantendo assim a qualidade da pavimentação das ruas”.

Serão realizadas a substituição de 24,1 km redes de água e a implantação de 33,7 km de novas redes de esgoto que beneficiarão mais de 2 mil famílias dos bairros Ana Maria, Morada do Sol, Tocantins e Jardim Vitória. Os moradores serão informados, futuramente, sobre a interligação da rede à nova estação de tratamento que está sendo construída.

Coleta e tratamento

Nos primeiros cinco anos da gestão Ronaldo Dimas, a rede coletora de esgoto saltou de 88,56 km para 330 km, número que ano passado subiu para 359 km. Com isto, a quantidade de pessoas atendidas com coleta de esgoto no Município mais que dobrou, saindo de 19.826 para 52.644, elevando o índice de atendimento de 12,7% para 31,2%.  

Atualmente, Araguaína conta um total de 364 km de rede coletora de esgoto, o que segundo a concessionária BRK Ambiental, representa atendimento de coleta a mais de 53 mil moradores. 

 Saneamento Integrado Águas de Araguaína

As obras de infraestrutura nos bairros fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que contempla a macrodrenagem, com implantação 8,5 quilômetros de canalização, aberta e fechada, de trechos dos córregos que compõem as bacias do Neblina, Jacuba e do Rio Lontra, são eles: Tanque, Planalto, São Miguel, Água Fria, Tibúrcio (ou Martim Jorge) e Canindé.

Entre os 30 setores beneficiados estão Martins Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Morada do Sol, Maracanã, Itaipu, Vitória, Tocantins, Vila Bragantina, Alaska e parte dos setores Xixebal e Universitário.

Recuperação em toda cidade

A Prefeitura de Araguaína continua trabalhando para manter os recursos e as obras para que, após a pandemia, a retomada da economia tenha um impulso maior.  Atualmente, são mais de 20 frentes de serviço em andamento, entre elas a recuperação, pavimentação e drenagem de ruas.

Nesta semana, além dos bairros Morada do Sol e Ana Maria, os serviços de pavimentação e drenagem estão também nos setores Bairro de Fátima, Beira Lago e Jardim Filadélfia. Já os trabalhos de reconstrução de rua podem ser vistos nos setores Vila Nova, Entroncamento e Couto Magalhães e os de manutenção de ruas no Setor Jardim Belo e no Povoado Garimpinho.