Governador Mauro Carlesse no início das obras do HGA
Foto: Esequias Araújo/Secom

Após o primeiro adiamento por causa da chuva, o governador Mauro Carlesse assinou a ordem de início imediato da obra do Hospital Geral de Araguaína-HGA. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira (11) no canteiro de obras e contou com a presença deputados, lideranças políticas e da comunidade.  

O prefeito Wagner Rodrigues  destacou a importância do HGA para a região Norte do Tocantins. “Aqui que atende todo o Bico do Papagaio.  Nós temos uma necessidade enorme para que de fato isso aconteça. (...) A área da saúde tem que se tornar prioridade para todos os governos “

Também o vice governador Wanderlei Andrade, que estava presente, destacou que o futuro HGA vai atender a população de Araguaína, cidades e Estados vizinhos. “Somos um Estado formado por maranhenses, paraenses, por brasileiros de todos os lugares. Nós não vamos negar a um maranhense, que é nosso irmão, um leito hospitalar.” 


Já o governador Mauro Carlesse, ao fazer uso da palavra, fez elogios ao prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues. “Torço demais por você. Você é um homem simples, um homem de respeito.” Em relação a obra, o governador garantiu que vai inaugurar a primeira etapa do HGA ainda em seu mandato.  


-Quero ter o prazer de estar aqui no dia da inauguração. Que vai ser rápido! Dentro do nosso mandato ainda, a primeira etapa. São três etapas. Mas nós vamos deixar a primeira etapa e as duas primeiras etapas prontas para o próximo governador que vier, tá dando continuidade. Assegurou Carlesse, acrescentando que a unidade servirá ao povo. 


“É um hospital do povo, não é um hospital do prefeito e nem do governador. (...) é por isso que estamos aqui, como governador, lançando a obra do hospital de Araguaína.” Concluiu Carlesse.  

HGA
O HGA está orçado em R$ 160 milhões e a primeira etapa, de R$ 30 milhões, será feita com recursos estaduais já disponíveis. Quando pronto, contará com 400 leitos, mais 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 salas cirúrgicas.  
Além de Pronto Socorro para atendimento diário de mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa.

Início das obras do Hospital Geral de Araguaína

 

Projeto arquitetônico do Hospital Geral de Araguaína