Rajadas de vento devem atuar até nas próximas 36h.
Foto: Nonato Silva/Secom-TO

De acordo com os dados do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a maior rajada de vento registrada em Palmas até o final da manhã desta sexta-feira, 16, foi de 84km/h, quebrando o recorde registrado de janeiro até agora que era de 75km/h. 

Segundo o meteorologista da Unitins, doutor José Luiz Cabral, no mês de agosto é comum acontecerem as rajadas de ventos.

“O nosso tempo atual (quente e seco) provocado por uma forte massa de ar quente e seca, que está localizada no Brasil Central e que atua durante todo período de estiagem, recebeu um suporte da atuação simultânea de outros fenômenos atmosféricos nas camadas elevadas da atmosfera. Isto quer dizer que a intensidade dos ventos foi alterada. Cabe ressaltar que a atmosfera é dinâmica e interage com outros fenômenos na atmosfera”, explica o professor. 

Para os próximos dias a previsão é de que o tempo continuará quente e seco e a umidade do ar seguirá caindo. As rajadas de vento devem atuar pelo menos nas próximas 36h.