Notícias

Reciclarte leva projeto "Colorindo o céu com pipas" ao Parque Cimba

Objetivo da ação, em comemoração ao Dia das Crianças, é resgatar a prática de brincadeiras ao ar livre e reduzir o tempo do uso de telas na infância

Todo o material utilizado na produção das pipas e carretéis das linhas, também foi fruto de material reciclado, aproveitando restos de papelão, canos de PVC utilizados em construção e talas de buriti, resultando em um lindo e colorido trabalho artístico
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Escola de Artes Raimundo Paulino (Reciclarte), da Prefeitura de Araguaína, levou para o Parque Cimba na última sexta-feira, 10 de outubro, mais um projeto de incentivo à produção de arte e de desenvolvimento da cultura na infância. Batizado de “Colorindo o céu com pipas”, o projeto levou mais de 60 alunos para uma tarde dedicada à brincadeira de empinar pipas.

“Hoje nós vivemos rodeados de telas e a tecnologia mudou a forma com que as crianças têm se divertido. Mas isso acaba afetando também o desenvolvimento dessas crianças, por isso nosso objetivo é resgatar práticas culturais da infância brasileira, por meio de atividades lúdicas ao ar livre, onde é possível desenvolver melhor a capacidade cognitiva e coordenação motora, melhorando a capacidade do cérebro de processar informações, como raciocinar, aprender, lembrar, resolver problemas e tomar decisões”, explica o diretor da Reciclarte, Denilson Barbosa.

Trabalho de arte

Ao longo das últimas semanas, os alunos da unidade participaram de uma série de atividades em comemoração ao Dia das Crianças, que finalizou sua programação no Parque Cimba. Com o auxílio dos professores, os estudantes confeccionaram as próprias pipas e se prepararam para o momento de lazer no parque.

Seguindo a filosofia de reaproveitamento promovida pela escola, todo o material utilizado na produção das pipas e carretéis das linhas, também foi fruto de material reciclado, aproveitando restos de papelão, canos de PVC utilizados em construção e talas de buriti, resultando em um lindo e colorido trabalho artístico.

“Eu adorei a ideia, nunca tinha soltado pipa e achei muito divertido. O que eu acho legal da Reciclarte é que ela é uma escola diferente, lá a gente aprende a fazer coisas incríveis, eu comecei fazendo balé, agora faço um monte de coisas, pintura, desenho, um monte de atividades que eu não fazia e que eu posso soltar a imaginação”, contou a aluna Maria Eduarda Soares, de 8 anos.

Promovendo a socialização

A tarde de empinar pipas também contou com a participação de professores, familiares, do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues e da comunidade local, promovendo além do distanciamento das crianças do uso excessivo de telas digitais, a socialização, o cuidado com a segurança e o bem-estar emocional.

“Eu achei muito bacana a iniciativa, é muito difícil afastar as crianças das telas e essa foi uma ótima oportunidade também de passar um tempo de qualidade com nossos filhos. Eu nunca tive a chance de aprender a empinar pipa quando era criança e hoje nós estamos tendo a possibilidade de viver a experiência com nossos filhos e está sendo gratificante”, disse o pai da Maria Eduarda, Ivaildo Pereira.

Reciclarte

A Reciclarte é a única escola pública de artes da região Norte e faz parte da rede municipal de educação em tempo integral, oferecendo aos alunos cursos de instrumentos musicais, canto, dança, artes marciais, pintura, desenho e artesanato. Os alunos realizam atividades no contraturno escolar, participando de oficinas que estimulam a criatividade, a socialização e o desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais.

A escola fica localizada na Rua Sabiá, n° 362, Setor Maracanã, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para se inscrever nos cursos é necessário apresentar os documentos pessoais do aluno e do responsável, declaração escolar atualizada e comprovante de endereço. Informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 99298-7739, disponível para chamadas e WhatsApp.