Empresário baiano pretende visitar todos os países do mundo no menor tempo possível.
Foto: Ilustrativa

“Navegar é preciso, viver não é preciso”, a frase atribuída ao poeta português Fernando Pessoa aborda um desejo de muitas pessoas: passar a vida viajando por aí.

Com “rodinhas nos pés”, algumas pessoas têm por hobby conhecer novos destinos, e não se importam em colocar apenas uma mochila nas costas e sair por aí, sem muito luxo ou demandas. Podem viajar de carona, de carro, bike, trem, avião, navio, ônibus... A Viação Litorânea, empresa brasileira especializada em rotas rodoviárias, é uma das companhias que mais conhece e transporta aventureiros assim. 

Um exemplo é o de Anderson Dias, empresário baiano que, aos 24 anos, largou tudo para viver um sonho: bater o recorde de pessoa que visitou todos os países do mundo no menor tempo possível.

Mais rápido

Anderson já é considerado o ser humano que conheceu mais rápido os países das Américas, e, agora, quer ampliar seus horizontes em 1 ano, 5 meses e 29 dias.

Em entrevista ao portal de notícias G1 em novembro de 2019, o jovem relatou que seu sonho é inspirar as pessoas a acreditarem em si e em seu potencial. Por isso, partiu nessa aventura turística, que relata no perfil do Instagram @196sonhos.

Não é fácil não

Tornar um sonho realidade demanda força de vontade e planejamento. A vida de Anderson Dias não foi fácil, assim como levantar a verba da viagem.

Seu objetivo começou anos antes, quando passou a vender capinhas para celular para juntar dinheiro e poder fazer um intercâmbio na Irlanda. Sem vergonha de se expor, ele oferecia os produtos nas ruas e ônibus de Recife, capital de Pernambuco, onde passou a morar.

No período de pouco mais de três meses, ele conseguiu juntar R$ 30 mil para poder embarcar para a Europa, onde passou um semestre trabalhando, estudando e passeando. Dias conta que conheceu 12 países e aprimorou seus conhecimentos dos idiomas inglês e espanhol.

Essa viagem mudou a vida e o pensamento do baiano, que passou a desejar conhecer ainda mais do mundo e de todas as possibilidades que existem. No retorno para casa, começou a procurar mais informações sobre a volta ao mundo e descobriu uma norte-americana que detém o recorde de conhecer todo o mundo em 18 meses e alguns dias.

Planilhas e mapas em mãos, ele passou a organizar e detalhar um plano para bater esse recorde e, de quebra, realizar o sonho de explorar todo o planeta. Para levantar o capital necessário, voltou a vender capinhas de celular, contando com o networking e uma forcinha do marketing digital. Em pouco tempo, saiu das ruas e abriu uma loja própria, de onde gera sua renda para a ousada viagem.

Empecilhos

Colocar a mochila nas costas e sair por aí requer também muito jogo de cintura. Afinal, os imprevistos acontecem e é preciso saber lidar com eles para sair das mais variadas situações.

Anderson Dias contou ao portal G1 que passou por muito frio na Bolívia, por exemplo, onde enfrentou temperaturas de -15°C, foi alvo de preconceito em Trinidad e Tobago e Guiana Francesa, onde não queriam sequer ficar perto dele ou cobravam a mais pelo fato de ele ser branco, além de ter sido assaltado.

Para poder realizar o plano audacioso no prazo estabelecido, o empresário baiano não pode passar mais do que quatro dias no mesmo local, mesmo que se apegue ao destino. Por isso, seus roteiros são breves e intensos, com pouca pausa para descanso.

E tem valido a pena! Até meados de novembro, ele já contabilizava 64 países dos 196 programados, e, apesar da milhagem rodada, garante com ênfase: não trocaria o Brasil por nenhum outro destino.