O delito ocorreu em março de 2011, na cidade de Ananás.
Foto: Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Na primeira temporada do Tribunal do Júri da Comarca de Ananás, extremo norte do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve oito condenações pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal seguida de morte. As penas variaram de dois a 16 anos de prisão.

As acusações foram sustentadas por integrantes do Núcleo do Tribunal do Júri (MPNujuri) do MPTO, os promotores Justiça Breno de Oliveira Simonassi, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, Eurico Greco Puppio e Leonardo Gouveia Olhe Blanck.

Um dos casos julgados foi o de Welington Martins de Sousa, condenado pelo crime de tentativa de homicídio contra Jairo Alves Pereira, na cidade de Ananás. O delito ocorreu em março de 2011, após a vítima trocar olhares com a irmã do acusado em uma festa. Diante disso, o Conselho de Sentença condenou o réu, que teve pena estabelecida em 7 anos, 11 meses e 20 dias.

Entre os réus também está Leonardo de Sousa Silva, que, em janeiro de 2014, tentou matar a facadas a ex-namorada, Alaís Ribeiro da Silva, sendo condenado a 11 anos de prisão.

As sessões da primeira temporada aconteceram entre os meses de março e junho, no Fórum de Ananás. Os réus levados ao Tribunal do Júri cometeram crimes contra a vida nos municípios de Ananás, Riachinho, Angico e Cachoeirinha.