Notícias

Reunião de condomínio: por que você deveria comparecer

É importante participar das decisões, pois elas impactam diretamente no seu dia a dia

A reunião é o momento de tomar decisões sobre tudo o que acontece naquela comunidade.
Foto: Ilustrativa

Você tem o hábito de frequentar as reuniões do seu condomínio? Se não tem, talvez precise repensar, pois tornar-se ativo no condomínio pode ser mais vantajoso para a sua rotina do que você imagina.

A reunião, ou assembleia geral do condomínio é o momento de tomar decisões sobre tudo o que acontece naquela comunidade, inclusive os direitos e deveres de cada morador. 

Hoje, vamos falar sobre alguns dos principais argumentos de quem não tem o hábito de participar desses encontros e explicar por que eles não refletem a realidade.

“Não adianta nada ir”

Esse é o argumento mais comum de quem não quer frequentar as reuniões do condomínio, mas, na verdade, ele não faz muito sentido, pois quem não participa das decisões também vai ter que acatá-las. 

Se os benefícios e deveres serão para todos, nada mais justo do que você também participar do processo de escolha. Um voto pode fazer diferença entre um projeto ser aceito ou não. Então adianta sim, o que não adianta é reclamar depois.

Também é na reunião de condomínio que são feitos os balanços anuais e as discussões sobre orçamento, e participar deles é a única forma de saber, de fato, como o dinheiro pago todos os meses está sendo investido.

No fim, o síndico é quem decide”

Não é verdade. O síndico nada mais é do que o responsável por colocar em prática as decisões dos moradores daquele lugar, e essas decisões, inclusive sobre a  eleição e mandato do síndico, são tomadas durante as reuniões. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o síndico não toma as decisões sozinho e, inclusive, tem os mesmos direitos e deveres que qualquer outro condômino. O cargo só faz com que ele coordene e acompanhe mais de perto o que acontece.

“É só conversa fiada”

As decisões sobre tudo o que acontece num condomínio são tomadas nas reuniões. Pode até ser que alguns vizinhos tenham o hábito de falar muito, mas a verdade é que, no fim, uma reunião de condomínio é o lugar para as conversas sérias. 

É nelas que se decide sobre a necessidade de alguma obra, empresas contratadas, soluções para as insatisfações com os vizinhos, avaliação dos serviços oferecidos e tudo mais que afeta a vida daquela comunidade.

“Não entendo nada de obras”

As obras vão afetar o dia a dia de todos, e a melhor forma de minimizar os transtornos disso é sabendo o que vai acontecer. A reunião é o momento de questionar a necessidade daquela obra e fazer perguntas sobre todas as etapas.

O síndico só pode fazer obras que são aprovadas nas reuniões de condomínio e tem que prestar contas detalhadas sobre elas a todos os moradores.  As empresas que vão executar o serviço também são escolhidas pela maioria dos presentes nesses encontros.

Não é preciso ser nenhum especialista para querer saber o que acontece, e essa pode ser, inclusive, uma oportunidade para aprender mais sobre assuntos básicos e ser um cidadão mais participativo não só no condomínio, mas também na sociedade.

“Já estou satisfeito com o meu condomínio”

Mesmo que o seu síndico esteja fazendo um bom trabalho e você esteja feliz com as regras e com os serviços oferecidos no seu condomínio, ir às reuniões é importante. 

Um dos motivos é que mudanças sempre acontecem e, a não ser que o morador vá às reuniões e expresse a sua opinião, nada garante que as coisas continuarão como sempre foram. 

Quem não participa corre o risco de saber de um dia para o outro que foi aprovada uma alteração com a qual não concorda ou que um serviço deixou de ser oferecido — e aí pode ser tarde demais para mudar essa decisão.