Para organizar as finanças é importante ter controle dos gastos.
Foto: Rupixen.com/Unsplash.com

Nada pior do que terminar o mês se perguntando como, quando e onde você gastou o seu salário, não é mesmo? Por incrível que pareça, é isso que acontece com a maioria dos brasileiros. Muitos gastam todo o salário antes mesmo de recebê-lo, através do cartão de crédito e cheque especial.

A maneira que você cuida do seu dinheiro é determinante para a sua vida. É por isso que quem tem controle dos seus gastos sabe exatamente quanto pode gastar e também quanto deve guardar por mês para não ficar endividado.

E você, cuida do seu dinheiro como deveria? Saiba que a internet pode te ajudar muito nesse aspecto. Seja através das compras online, que geralmente são mais baratas que as lojas físicas, seja por diversos sites e aplicativos que vão te ajudar a se organizar financeiramente.

O que você precisa ter é apenas um celular ou um computador. E aí, ficou interessado? Então continue esta leitura e descubra o que fazer a partir de agora para organizar as contas de casa em 2021.

- Planilha de gastos

O primeiro passo de todos é saber exatamente quanto você gasta por mês. Para isso, você deve criar uma planilha online. Nela você irá colocar todas as suas receitas e despesas. Com isso, você logo saberá se as contas fecham no fim do mês, ou se você está sobrevivendo apenas com o cartão de crédito.

Uma sugestão é a de utilizar o Google Sheets, um editor online de planilhas do Google, que funciona tanto para PC quanto para celular. Ele já possui alguns modelos de tabelas prontas para organizar o seu orçamento, seja ele mensal ou anual.

Ao preencher os dados, as planilhas farão os cálculos automaticamente e você conseguirá visualizar se está gastando demais e onde pode economizar para reorganizar o seu orçamento.

- Aplicativos de finanças

Existem aplicativos que monitoram a renda de forma totalmente eficiente pelo celular. Os custos são separados por categorias, como alimentação, compras e lazer. Como não são todos os aplicativos de banco que fazem isso, vale a pena dar uma olhada em APPs como GuiaBolso e Organizze.

Com isso, os gastos ficam na palma da mão para você olhar a qualquer momento. Você pode, por exemplo, estabelecer um teto mensal para gastar em lazer ou compras.

- Compras pela internet

Prefira realizar compras pela internet. Os valores online podem, de fato, ser até 15% mais baixos do que as lojas físicas. “Um e-commerce acaba exigindo uma estrutura de logística bem alinhada para atender bem aos seus clientes. Entretanto, os custos gerados por uma Loja online são bem mais baixos dos que os gerados por uma loja física. Isso acontece porque a loja virtual não precisa lidar com diversas despesas básicas como aluguel e folha de pagamento dos vendedores”, explica Victor Oliveira, especialista em Finanças e Serviços do ReviewBox.

Além disso, na internet você pode pesquisar facilmente em diversos sites até achar o menor preço. Existem inclusive, sites especializados para isto, como o Buscapé, por exemplo. É muito mais fácil e rápido pesquisar na internet.

- Procure por aplicativos e redes sociais das empresas

Quer receber um bom desconto? Aproveite a internet para seguir as lojas de seu gosto nas redes sociais, além de baixar os aplicativos das mesmas. São neles que você receberá cupons de desconto e promoções relâmpago. Isso acontece porque a ferramenta simplifica diversos processos de compra, aproximando os clientes da empresa.

Tenha sempre em mente que você deve economizar o máximo possível sempre. Afinal, uma vida próspera, é uma vida bem organizada financeiramente.