
Em seu auge, o Aeroporto de Araguaína já recebeu várias companhias áreas, mas com o tempo elas se foram. Mesmo com algumas reformas e ampliações, o terminal perdeu a capacidade de recepcionar aeronaves de grande porte. O número de voos caiu drasticamente e hoje tem sido motivo de questionamentos por parte de empresários e de quem precisa viajar.
Apenas os aviões turbo-hélice aterrizam e decolam na capital econômica do Estado. Mas por porque o terminal não recebe os aviões de médio porte, como os jatos da Embraer utilizados pela companhia área Azul?
Sistema de luzes
Documentos da ANAC, sobre o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto de Araguaína, apontam ao menos dois motivos: a falta de equipamentos de segurança e a limitação do pátio de estacionamento.
Um dos principais equipamentos trata-se do PAPI -- Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão. Ele custa em média de R$ 1 milhão, sendo composto por quatro canhões de luz instalados ao lado da pista.
A função é orientar o piloto por meio do sistema de luzes brancas, amarelas e vermelhas, a fazer uma aproximação da aeronave na rampa certa de planeio, com velocidade e altitude corretas em relação ao solo. Com isso, tocar o solo de forma suave, ter espaço para percorrer na pista e ainda parar no ponto certo.
Somente após a instalação do PAPI a Anac pode certificar o aeroporto de Araguaína especificações operativas “3C”. Isto é, para receber aviões a jato. A Anac também informou que o aeródromo já possui características físicas para operações a Jato e depende do Papi.
Ampliação de estacionamento
A outra limitação do aeroporto, conforme a Anac, é o estacionamento 5 do pátio 1, que só tem 27 metros de envergadura.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Araguaína informa que ampliação do estacionamento e a implantação do indicador de precisão da trajetória de aproximação (PAPI) estão no projeto para segunda etapa de melhorias no Aeroporto Regional de Araguaína.
Informa também que a primeira etapa de reestruturação do local, com a terraplanagem, nova drenagem e cerca operacional, tem recurso liberado e iniciará no primeiro semestre de 2021, preparando o local para a segunda etapa.
Ressalta ainda que já realizou diversas melhorias no local, como a implantação a estação meteorológica para auxiliar os pilotos a planejarem o pouso.