O governo do Tocantins dá início nesta quinta-feira, 10, às obras de reconstrução da malha viária dos municípios tocantinenses, através do programa Pró-Município. Em Colinas do Tocantins, o governador interino, Sandoval Cardoso, assina a  primeira ordem de serviço para inicio das obras e segue, nos próximos dias, autorizando que os trabalhos tenham início em outras cidades tocantinenses. Conforme destacou o governador, logo após a assinatura da ordem, as obras serão iniciadas.

“Assim que for assinada a ordem de serviço, as máquinas vão iniciar o trabalho para tapar 100% dos buracos nas ruas e avenidas, problema que aflige nossos cidadãos. Então, vamos recuperar toda a malha viária urbana de todos os municípios do Estado, sem deixar os prefeitos e a população esperando”, garantiu.

Após a assinatura da ordem de serviço e início das obras em Colinas, o governador segue para Tocantinópolis na sexta-feira, 11, Porto Nacional, no sábado, 12, e na terça-feira, 15, em Gurupi, assinando as ordens de serviço que vão garantir a recuperação da malha viária urbana com lama asfáltica e CBUQ em trechos estratégicos.

O trabalho de recuperação e reconstrução será realizado pelas patrulhas da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), conforme relatório ou projeto técnico apresentados pelos prefeitos, onde constam as vias que receberão as obras de reconstrução do pavimento.

Ao todo vão ser restaurados cerca 5 milhões de m² de asfalto em ruas e avenidas de 137 municípios do Estado. Palmas e Araguaína não serão contempladas pelo programa por terem recebido pacotes de obras específicas, que vão pavimentar quadras, vias de acesso e ainda reconstruir e sinalizar trechos.

“Até o final da próxima semana terei assinado 21 ordens de serviço e, assim que o trabalho for finalizado, novos municípios serão contemplados até atingirmos os 137 municípios beneficiados com essa ação, resultado da visão e do empenho do [ex-] governador Siqueira Campos, para viabilizar cerca de R$ 78 milhões para estas obras,” disse Sandoval Cardoso.

Sobre o programa

O Pró-Município é parte de um pacote de investimentos que gira em torno de R$ 430 milhões, lançado em outubro de 2013, e que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios.