Durante reunião com deputados e lideranças da base, Sandoval Cardoso (SD), governador interino do Tocantins e candidato na eleição indireta do próximo dia 4 de maio, anunciou que fez o convite para que o Partido da República indique o vice na chapa governista.
De acordo com informações, a reunião aconteceu na residência de Sandoval por volta do meio dia desta quarta-feira (30) com a presença do ex-secretário Eduardo Siqueira Campos (PTB), de 12 deputados estaduais e do presidente do PR, Ronaldo Dimas.
O nome mais cotado para a composição é o do empresário Tom Lyra. Agora, resta apenas que a escolha seja referendada pela própria Executiva do PR que se reunirá logo mais às 18 horas, em Palmas.
Segundo uma fonte ligada ao Palácio, Tom Lyra é um grande empresário do ramo de óticas, que gera muitos empregos, e sua indicação trará credibilidade ao novo mandato, já que não haverá barganha de cargos como aconteceu em casos passados. Lyra concorreu a uma vaga de deputado federal pelo PR em 2010.
Já a indicação do deputado Eduardo do Dertins (PPS) para vice não se consumou diante da “ciumeira” que a sondagem do seu nome provocou na base aliada. O fato não agradou os governistas visto que, pelo menos em tese, todos teriam a competência necessária para ser vice-governador. A saída foi procurar alguém de fora.
A indicação de Tom Lyra será também importante para a consumação da parceria entre o PR e Palácio Araguaia. Recentemente, pregando uma independência, o presidente regional da sigla, Ronaldo Dimas, afirmou por várias vezes que o partido estava livre para conversar com todos os grupos.