Cidade de Santa Fé do Araguaia.
Foto: Divulgação

Santa Fé do Araguaia, a 75 km de Araguaína, proibiu a venda de bebida alcoólica e decretou toque de recolher por dez dias, devido à pandemia da covid-19. O decreto, assinado pelo prefeito Oídio Gonçalves Oliveira, foi publicado nesta segunda-feira, 8.

A cidade com população estimada de 7,5 mil habitantes tem 13 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da covid-19.  Mas a prefeitura adotou medidas mais rígidas para conter a proliferação do vírus.

O decreto proíbe a venda de bebida em qualquer comércio do município neste período. De 0h00 do dia 10 de junho até às 23h00 do dia 19, do mesmo mês. A medida determina também que a bebida seja retirada das prateleiras e expositores do comércio.

O município também proibiu reuniões e aglomerações em residências. Em relação ao comércio, funciona os do ramo alimentício, farmácias, postos de combustíveis e todos considerados essenciais. Mas devem adotar medidas para evitar a disseminação do vírus.

Por outro lado, o decreto autoriza o trabalho de ambulantes, que vendem alimentos e permite trailes, carretas e similares. A medida só vale para moradores da cidade, mas proíbe a aglomeração de pessoas. Permite o atendimento individual, com distancia entre as pessoas de dois metros. Também estão autorizados a fazer entrega na casa do cliente.

O toque de recolher vai funcionar no período noturno, entre os dias 10 a 19 de junho. “Fica vedada a permanência de pessoas em áreas ou vias públicas após as 20h30, sem tolerância.” Estabelece o Art. 6 do decreto.  Quem desobedecer a medida poderá responder por crime contra a saúde pública.

Além disso, o decreto orienta aos templos religiosos a suspenderem as celebrações em Santa Fé.  A proibição se estende a clubes, balneários, academias, salões de eventos e afins.

Confira o decreto (Aqui)