Notícias

Saúde de Araguaína fará lives sobre aleitamento materno às quartas-feiras

Serão quatro transmissões ao vivo pela rede social da Atenção Básica de Araguaína no Instagram, às quartas-feiras, a partir das 19 horas

O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Foto: Marcos Sandes

Devido à necessidade de manter o distanciamento social, neste ano a Saúde de Araguaína promoverá o Agosto Dourado por meio da internet. O mês dedicado às instruções sobre o aleitamento materno terá quatro lives transmitidas pelo perfil @atencaobasicaaraguaina, no Instagram.

“No final vamos abrir um tempo para perguntas e os profissionais vão estar respondendo. Durante todo mês vamos estar postando sobre o tema no perfil, esclarecendo dúvidas nos comentários, em novos posts e também levando essas perguntas para serem respondidas nas próprias lives”, explicou a coordenadora da Rede Amamenta em Araguaína, Pâmella Araújo.

As transmissões serão sempre às quartas-feiras, a partir das 19 horas. A primeira, no dia 5, terá como tema “Amamentação: vantagens para mãe, bebê e família”, e será ministrada pela médica Manuella Arrais. A segunda, no dia 12, trará a enfermeira Lidyana Portilho para falar sobre “Mitos e verdades da amamentação”. Já na terceira live, no dia 19, a médica Patrícia Martins explicará “Aleitamento Materno x Covid 19”. E fechando a programação, no dia 26, a nutricionista Luíza Pereira detalhará “Doação de Leite Materno”.

Amamentação na pandemia

Apesar da covid-19 ser uma doença ainda nova para o entendimento médico, até momento não há estudo confirmando a transmissão pelo leite materno. Por isso, a Secretaria da Saúde de Araguaína está orientando que mães continuem realizado a amamentação dos bebês durante a pandemia, atentando para as regras sanitárias que já são usadas no dia a dia, como uso de máscaras e higienização das mãos.

Além das mães lactantes, a orientação está sendo passada para mais de 1.000 gestantes que têm acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBS), serviço que não foi interrompido durante a pandemia.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.

Programação

Dia 5 (quarta-feira)
19h – Palestra “Amamentação: vantagens para mãe, bebê e família”, pela médica Manuella Matos Rocha Arrais.

Dia 12 (quarta-feira)
19h – Palestra “Mitos e verdades da amamentação”, pela enfermeira Lidyana Portilho.

Dia 19 (quarta-feira)
19h – Palestra “Aleitamento Materno x Covid 19”, pela médica Patrícia Martins.

Dia 26 (quarta-feira)
19h – Palestra “Doação de Leite Materno”, pela nutricionista Luíza Pereira.