O feriado de Carnaval é um período festivo, marcado pela maior circulação de pessoas e intensificação das atividades sociais, o que reforça a necessidade de manter os cuidados com a saúde, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) orienta a população sobre a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, AIDS, sífilis e hepatites virais e de como buscar o serviço de saúde em casos suspeitos.
“É importante que a população aproveite o Carnaval com responsabilidade, adotando medidas de proteção e cuidado com a própria saúde e com a saúde coletiva. A prevenção continua sendo a principal estratégia para promover bem-estar e segurança”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A enfermeira da Área Técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais da SES-TO, Larissa Meneses, reforça que a prevenção deve fazer parte da diversão.
“Durante o Carnaval, as interações sociais tendem a aumentar e, em alguns casos, os cuidados podem ser deixados de lado. O uso do preservativo, a realização de testes e a busca por uma unidade de saúde sempre que necessário são atitudes fundamentais. Cuidar da saúde também faz parte da folia”, orienta.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente preservativos, testagem rápida e tratamento para as ISTs em toda a rede pública estadual. O diagnóstico precoce e o início oportuno do tratamento contribuem para evitar complicações e reduzir a transmissão.
Prevenção e acesso aos serviços
A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, receber orientações, ter acesso gratuito a preservativos e, quando necessário, iniciar o tratamento. Os serviços são ofertados pelo SUS em todo o estado. Em situações específicas, os pacientes podem ser encaminhados para unidades de referência.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para pessoas com maior risco de exposição ao HIV, também é ofertada gratuitamente pelo SUS. Quando utilizada corretamente, é uma estratégia eficaz de prevenção.
No Tocantins, a PrEP está disponível nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados em Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína, onde a população recebe orientação, acompanhamento e acesso ao medicamento.



