Após assumir oficialmente o cargo de secretário de Estado da Educação e Cultura, Adão Francisco de Oliveira participou nesta segunda-feira, 5, de uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet). Com os sindicalistas, o novo gestor comentou sobre o planejamento para o setor e ouviu demandas da categoria.

Durante o encontro, professor Adão frisou que tem como objetivos trabalhar a gestão educacional tocantinense em cinco pontos de ação, sendo um deles a aproximação com a classe sindical. “Não posso deixar de considerar o sindicato como um elemento muito importante para o nosso Estado. Pretendo me manter próximo ao sindicato e contar sempre com este espaço aberto de diálogo”, afirmou.

Os cinco pontos elencados pelo secretário e que irão nortear o trabalho na Seduc envolvem o fortalecimento da diversidade cultural no currículo escolar; a formação continuada dos educadores; a implementação de escolas de referência no campo; a valorização do servidor através do mérito no trabalho, além da proximidade com as frentes sindicais.

Para o presidente do Sintet, José Roque Rodrigues Santiago, a ida de um secretário de governo ao sindicato é importante, pois demonstra a vontade da gestão em ouvir as demandas do setor. “Isso é inédito, no primeiro dia de trabalho o secretário poder ouvir a pauta do sindicato e levar a mensagem desta categoria, deste sindicato ao governo”, frisou.

Durante a reunião, entre as falas dos professores presentes, o diálogo, como forma de debate dos problemas da educação, foi a principal bandeira defendida. Para os sindicalistas, mesmo com demandas a serem discutidas, o fato de o novo secretário ser membro e colaborador na Escola de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), é um fator positivo. “Neste momento a categoria está contente com a indicação do professor Adão e esperamos que, daqui para frente, esta alegria possa se multiplicar”, frisou o professor Jesulê Guida.