Arnaldo Filho e Fernando Almeida

A Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, foi uma das integrantes da comitiva do Governo que esteve em Araguaína (TO) nesta segunda-feira (24) participando da entrega de 16 ambulâncias aos municípios da região.

Ao falar sobre os investimentos em saúde, Paiva assegurou que Araguaína terá o hospital público mais moderno, não do Tocantins, mas do Brasil. “Um hospital sustentável, que você vai ter verde crescendo lá dentro, a energia do ar condicionado sendo gerada e com previsão de expansão. É um hospital pensado não para o imediatismo”, disse.

Referindo-se Marcelo Miranda

A secretária ainda disse que tem “ex-governador tirando foto em frente as placas do hospitais e dizendo que as obras não começaram”. Paiva explicou que a licitação foi pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), motivo pelo qual primeiramente o Estado contratou a empresa que agora, neste mês de fevereiro, apresentou o projeto de Hospital Geral.  “Se aqueles que criticam tivessem deixado pelo menos o projeto do hospital pronto, ele já estaria começando. Mas nem projeto a gente tinha. Tinha um projeto inicial de 200 leitos que não foi aceito, porque 200 leitos nós já temos no Hospital Regional”, criticou.

Superlotação no Hospital Regional

A secretária estadual de saúde reconheceu que há superlotação no Hospital Regional, mas deu prazo para que os pacientes não fiquem mais nos corredores da unidade. “Nós temos aí em torno de 50 a 60 pessoas nos corredores do hospital. Mas a obra do novo hospital vai durar 30 meses, e até lá? Nós já alugamos uma casa em frente ao Hospital Regional onde irá funcionar a parte administrativa. Já iniciamos também a reforma do local onde funcionava o setor administrativo e a construção de mais duas enfermarias. Dentro de 90 dias nós teremos mais 70 leitos no Hospital Regional”, garantiu Vanda Paiva.

HGA

Promessa de campanha do governador Siqueira Campos, o novo Hospital Geral de Araguaína contará com 400 leitos de internação, 60 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, 12 salas cirúrgicas, pronto socorro, hemodinâmica, tomografia, ressonância magnética e 20 leitos de Unidade Intermediária de Cuidados - UCI, além de todos os serviços necessários para o funcionamento da Unidade.

Serão investidos mais de R$ 160 milhões na construção da unidade, com recurso de financiamentos junto ao BNDES.

Maquete virtual do Hospital Geral de Araguaína/Foto: Divulgação Sesau