Educação

Seduc lança edital de seleção para diretores das escolas da rede estadual

Processo visa preencher as 141 vagas remanescentes da última seleção realizada em 2023

Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
Foto: Márcio Vieira/Gov. TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nessa terça-feira, 24, o edital para realização de um novo processo de seleção para a função pública de diretor de unidades escolares da rede estadual. A seletiva, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), visa preencher as 141 vagas remanescentes do último processo realizado em 2023.

A inscrição é gratuita para todos os candidatos e deve ser realizada de 26 de setembro a 9 de outubro de 2024, exclusivamente no endereço eletrônico www.unitins.br/concursos/publico. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por somente uma unidade escolar.

Podem participar do processo servidores efetivos, incluindo os servidores em estágio probatório, integrantes do quadro do magistério da Educação Básica Pública da rede estadual de ensino que tenham: título de licenciatura plena ou de bacharelado com complementação pedagógica; experiência profissional comprovada em escola pública ou privada de, no mínimo, dois anos no exercício de docência em sala de aula, direção, coordenação (pedagógica ou de área, de apoio, de programas e projetos, da educação profissional técnica) e/ou orientação educacional; e disponibilidade para dedicação em tempo integral, correspondente a 40 horas semanais, para as unidades escolares que funcionam em dois turnos, e dedicação exclusiva para as instituições que funcionam em três turnos.

O titular da Seduc, Fábio Vaz, destaca que a realização do processo seletivo é uma conquista. “É uma forma mais justa e transparente de termos à frente das unidades escolares gestores qualificados e preparados para essa função tão importante. E o reflexo disso certamente é uma educação comprometida com o processo de ensino-aprendizagem e com a formação integral dos estudantes”, pontuou.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo será dividido em três etapas. A primeira fase, que tem caráter eliminatório e classificatório, consiste em uma avaliação de competência técnica por meio de uma prova objetiva, elaborada pela Seduc, em conjunto com a Unitins. Na segunda etapa, os candidatos deverão entregar um plano de gestão escolar, além de títulos e documentos comprobatórios exigidos pelo edital. A última etapa será uma entrevista, também de caráter eliminatório e classificatório.

A avaliação de competência técnica (prova objetiva) será realizada nas cidades de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.