Fernando Almeida

Professores contratados temporariamente pelo Estado para trabalhar na rede estadual de ensino em Araguaína no primeiro semestre de 2013 ainda não receberam.  A Seduc chegou a negar o débito, mas depois reconheceu a dívida e agora, no período eleitoral, promete efetuar o pagamento.

Em setembro do ano passado o Araguaína Notícias fez a denúncia.  Na época, a reportagem Seduc não paga professores contratados em Araguaína; profissionais temem levar calote”, mostrou que professores contratados em regime de substituição pelo Estado para trabalhar na rede estadual de ensino em Araguaína estavam sem receber.

Na época, em nota, a Seduc negou a dívida. “No primeiro semestre de 2013 não temos registro de servidores sem receber,”  informou.  Mas após outra denúncia do AN, em janeiro de 2014, a secretaria de educação reconheceu o débito com os professores.

A segunda reportagem sobre o caso, “Cem professores contratados em Araguaína estão sem receber há 7 meses” denunciou a existência de uma a lista com os mais de 100 nomes de servidores contratados  com assinatura do secretário da Educação, Danilo Melo, datado de 28 de junho de 2013 autorizando o pagamento. Mas 7 meses após, o pagamento não havia saído.  Na época a Seduc disse, em nota, que o atraso ocorreu por problemas burocráticos e pela falta de dinheiro da pasta.

Em 12 de agosto deste ano, o Araguaína Notícias solicitou novamente, desta vez via ofício, informações à Seduc e à Diretoria Regional de Ensino de Araguaína. A assessoria chegou a informar que iria retornar com as informações, mas até hoje (04/09), ninguém respondeu os questionamentos.  Já a promessa de pagamento foi através de um e-mail  da DREA aos diretores de escolas.

Conforme a Seduc (via email), “informamos que os contratos em substituição que não receberam e Aditivos atrasados e Contratos que ficaram meses sem receber, estará saindo dia 05/09/2014, uma folha de pagamento complementar, com todas as diferenças. Solicitamos que informem aos servidores de sua unidade escolar”. Diz o email encaminhado aos diretores das escolas de Araguaína.