O Comitê de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) divulgou o 1º Relatório Parcial das Atividades Desenvolvidas até o meio dia deste domingo (3/6).
Conforme consta no documento, até o momento foram registradas oito ocorrências, sendo duas prisões e uma autuação por divulgação de propaganda (boca de urna), uma prisão e três autuações por transporte irregular de eleitores.
As ocorrências foram registradas nos municípios de Tupirama, Alvorada, Colinas, Natividade, Carrasco Bonito, Dois Irmãos, Pium e Miranorte.
1 Na cidade de Tupirama, pertencente a 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, foi realizada a prisão de Ormando Brito Alves, por suposta prática do crime de divulgação de propaganda no dia da eleição da candidatura ao cargo de Governador, de Carlos Amastha. A prisão foi realizada pelo representante do Ministério Público Eleitoral.
2 Em Alvorada, sede da 14ª Zona Eleitoral, prisão de Adomilton Leão Costa, Vereador daquela localidade. Com ele foram apreendidos materiais de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Carlos Amastha e R$ 1.000,00 (mil reais) em espécie. Testemunhas ouvidas informaram a captação ilícita de votos, segundo dados repassados a este Comitê.
3. Na cidade de Colinas, sede da 4ª Zona Eleitoral, uma mulher que aguardava na fila de um local de votação, sofreu uma convulsão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu ao local, onde foram prestados os primeiros socorros.
4. Em Natividade, sede da 19ª Zona Eleitoral, prisão de Lucas Bonfim Pinto Cerqueira, autuado em flagrante por suposta prática do crime de transporte irregular de eleitores, sendo apreendido material de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu.
5. Na cidade de Carrasco Bonito, 21a Zona Eleitoral sediada em Augustinópolis, prisão em flagrante do Vice-prefeito Manoel Messias de Freitas, conduzindo 13 (treze) eleitores no veículo Chevrolet 810, placa OVT 6556. Conforme relatado pela Policia Civil, além do transporte irregular, há suspeita de captação irregular de voto mediante o Oferecimento/entrega de R$ 50,00 (cinquenta reais) a cada um dos eleitores transportados, sendo encontrado material de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu.
6. No dia 03/06/2018, também por solicitação de mesários, foi realizada a autuação em flagrante de Lourenço Oliveira da Luz, Vice Prefeito daquela localidade, por suposta prática de divulgação de propaganda no dia da eleição da candidatura ao cargo de Governador, de Vicentinho Alves. Fato ocorrido na cidade de Dois Irmãos, pertencente à 28ª Zona Eleitoral de Miranorte.
7. Autuação de Domingos Borges, Vice-prefeito de Pium, pertencente a 13ª Zona Eleitoral sediada em Cristalândia, por suposto transporte irregular de eleitores. Não foi apreendido material de campanha.
8. Em Miranorte, sede da 28ª Zona Eleitoral, autuação em flagrante do Vereador Adriano Santiago, por suposto transporte irregular de eleitores, tendo sido apreendido material de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Vicentinho Alves.