Oportunidades

Seletivo de brigadistas oferta 80 vagas em oito cidades; inscrições de 15 a 22 de julho

Os brigadistas de incêndio florestal farão jus ao recebimento de auxílio indenizatório de R$ 120 por cada turno de 12h.

Os brigadistas vão atender oito cidades onde estão as unidades do CBMTO
Foto: Luiz Henrique Machado/Gov.TO

O governo do Estado publicou decreto (nº 6.284) autorizando o Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a selecionar 80 pessoas para a formação de Brigada de Combate a Incêndios Florestais. O documento abrange também a possibilidade de seleção de guarda-vidas civil.

Oito cidades onde estão as unidades do Corpo de Bombeiros Militar serão contempladas com 10 vagas cada. São elas: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguatins e Dianópolis.

Dessa vez, o formato possibilita que cada brigadista receba uma indenização de R$ 120,00 para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando outras 24 horas.

O auxílio mensal, de natureza jurídica indenizatória, será pago pela SEMARH.

Serão mais 80 brigadistas trabalhando, provendo recursos para suas casas, movimentando a economia de suas cidades. Esse ganha-ganha não pode ser medido com palavras. Só temos a agradecer o governador Mauro Carlesse por essa grande ação em favor do meio ambiente e das pessoas”, frisou o Coronel Leandro do CBMTO.

Até mesmo a corporação é beneficiada, já que não tem homens suficientes para atuar nas frentes de combate a incêndios florestais em todas as regiões. E como o clima no Tocantins já é propício às queimadas, o CBMTO se apressa e detalha as formas para abrir oficialmente as vagas e executar a seleção.

O edital com as regras e cronograma da seleção está neste link https://bit.ly/3r95Tgm.

Inscrição

As inscrições iniciam nesta quinta-feira (15/07) e seguem até o próximo dia 22 de julho. Os interessados devem se inscrever apenas por meio eletrônico, no link https://bit.ly/3efxszD. No formulário o candidato poderá escolher onde vai fazer a prova – Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis

Seleção

Os Cursos de Formação serão ministrados nas Unidades do CBMTO, entre os dias 29 e 31 de julho, de forma presencial e terão carga horária de 36 horas, com conteúdos teóricos e práticos.

Os interessados em concorrer deverão ter idades entre 18 e 50 anos, além de possuir boa condição de saúde (comprovada por atestado médico).

A disputa pela vaga será dia 26 de julho, com teste de aptidão física de caráter classificatório – eliminatório, o candidato terá que percorrer 2.400 metros de distância com uma bomba costal cheia, com 24 litros de água. E o tempo máximo para a conclusão do percurso, sem correr, apenas caminhar, é de 30 minutos.