A abertura oficial será na segunda-feira, 23, às 9 horas, no canal do YouTube da Pasta, TV Seduc Tocantins.
Foto: Divulgação/Gov. TO

Durante a 7ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorrerá entre 23 e 27 de novembro, o tema Resiliência financeira: como atravessar a crise? será norteador e concentrará ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal de entidades públicas e privadas. Diversas atividades serão desenvolvidas em todo o país.

No Tocantins, o evento on-line é organizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a abertura oficial será na próxima segunda-feira, 23, às 9 horas, no canal do YouTube da Pasta, TV Seduc Tocantins. As inscrições podem ser feitas neste link.

Serão ministradas duas palestras, Avanços da Educação Brasileira nas Escolas: um Panorama Nacional, conduzida pela doutora em Integração da América Latina, superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Márcia de Jesus Forte; e Dez anos de Educação Financeira nas Escolas do Tocantins: avanços e desafios, guiada pela mestre em Educação com ênfase em Formação Docente e embaixadora de Educação Financeira, Alessandra de Fátima Camargo Godoi.

Na ocasião, será feito o lançamento do livro Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) - Em busca de um Brasil melhor, organizado pela palestrante Claudia Forte. A obra,, que será disponibilizada gratuitamente para download no site da AEF-Brasil a partir do dia de lançamento, registra o legado da Estratégia Nacional de Educação Financeira ao longo dos últimos dez anos, trazendo os marcos regulatórios e as boas práticas da rede de educação financeira, projeto desenvolvido e executado pela AEF-Brasil em parceria com as universidades federais de Itajubá (MG), de Fronteira do Sul (RS), do Tocantins, da Paraíba e as respectivas secretarias de educação desses estados.

Programação

Durante a semana, serão realizados os Ciclos de Boas Práticas, divididos por grupos de Diretorias Regionais de Educação, em que haverá socialização de práticas exitosas por professores. As escolas também participam com ações que envolvem os estudantes e a comunidade escolar, como palestras, relatos de experiência, roda de conversas, debates temáticos, mensagens, podcast, vídeos, músicas, oficinas e atividades lúdicas.

A cada dia, um grupo de DREs participa do encontro on-line que tem como pauta: Ações de sucesso do Programa Educação Financeira desenvolvidas na Escola. A atividade será realizada das 9 às 11 horas, conforme o cronograma abaixo:

Dia 24 de novembro – DREs: Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins;

Dia 25 de novembro – DREs: Colinas, Guaraí, Pedro Afonso e Miracema;

Dia 26 de novembro – DREs: Palmas, Dianópolis e Paraíso;

Dia 27 de novembro – DREs: Porto Nacional, Gurupi e Arraias.

Educação Financeira no Tocantins

O Estado do Tocantins desenvolve o programa Educação Financeira há dez anos e se tornou referência nacional. O Estado participa deste evento desde 2014, na sua segunda edição,  totalizando aproximadamente 600 iniciativas. Somente no ano de 2019, na 6ª edição, foram 400 iniciativas desenvolvidas pelas escolas do Tocantins, um recorde estadual e nacional no contexto da educação.