A Secretaria da Educação de Araguaína realizará um processo seletivo interno para definição dos diretores e diretoras das unidades de ensino municipais. A medida atende as novas regras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que, segundo a Lei Federal de nº 14.113/ 2020, no Artigo 14, tem como objetivo melhorar a gestão escolar nas redes públicas do Brasil.
Segundo a secretária Elizângela Moura, o processo seletivo irá reforçar a qualidade do ensino. “Os gestores estão em contato direto com a população e a atuação deles é de suma importância para nós. Eles são nossos indicadores de sucesso, além disso é um mecanismo que fortalece as ações na educação, com transparência e isonomia para a gestão”, explicou a secretária.
Como será o processo
Os servidores efetivos das unidades de ensino, entre creches e escolas, poderão participar da seleção para a gestão de 62 unidades de ensino, desde que não estejam no estágio probatório (que dura três anos) e que possuam dois anos de atuação na docência. As inscrições iniciam no dia 9 e seguem até 20 de junho, e podem ser feitas no site.
O processo seletivo será feito por uma empresa contratada que irá avaliar se os gestores das redes de ensino possuem habilidades técnicas e um bom desempenho para o exercício da função. Os gestores serão avaliados em três etapas: Plano de trabalho; Currículo e a Entrevista. Os critérios do processo seletivo estão no Diário Oficial do Município nº 2.807 de 6 de junho de 2023.