A situação privilegiada do Tocantins com relação aos modais de transporte - com possibilidade de integração entre hidrovia, ferrovia e rodovia e seu significado para a logística e a economia do Norte do Brasil - será o foco de seminário promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), na abertura da Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas), nesta terça-feira, 18, na Capital.
O tema do seminário é Tocantins – a solução logística para o Brasil e vai abordar os aspectos da logística da soja, da ligação hidroviária aos portos do Atlântico Norte, do complexo aeroportuário de Palmas e da inovação da armazenagem na distribuição.
Responsável pela programação, o diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atrações de Investimentos da Sedetur, Paulo Mendonça, diz que o objetivo é disseminar entre os empreendedores a importância da logística do Tocantins para atrair investimentos para o Tocantins. “Nós temos uma situação naturalmente privilegiada, com dois grandes rios, uma extensa ferrovia, uma malha rodoviária significativa e a previsão de duplicação da BR-153. Isso faz com que nosso Estado seja a alternativa de logística para a região Norte do País, com vistas aos portos do Oceano Atlântico e grande economia nos custos de transporte”, afirmou.
O seminário será realizado no Auditório Arara Azul, do Centro de Convenções Parque do Povo, a partir das 19 horas. Os participantes receberão certificado, valendo duas horas complementares da rede curricular para estudantes universitários.
A Fenepalmas 2015 se estenderá até o próximo sábado, 22, sempre das 17 às 22 horas.
O seminário é composto pelas seguintes palestras: A logística da soja no Corredor Centro-Norte, cujo palestrante Eduardo Caléia Junger é especialista em fomentos e novos negócios da VLI Logística.
Ligação hidroviária aos portos do Atlântico Norte, palestrante Sandra Kramer, diretora vice-presidente da Ecoporto Praia Norte. Complexo aeroportuário de Palmas, palestrante é Afrânio Souza Mar, Superintendente da Empresa Brasileira de Estrutura Aeroportuária (Infraero) no Aeroporto de Palmas.
A inovação na armazenagem de distribuição, palestra que será ministrada por Ezequiel Gouveia Borges, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog) para a região Centro-Oeste