O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Araguaína, em parceria com a comunidade surda, promove durante esta semana o II Seminário Língua de Sinais, Identidade e Cultura Surda. O evento conta com palestras e atividades que serão realizadas em Libras com interpretação para o português. Os palestrantes são pessoas que fazem parte da comunidade surda de Araguaína que hoje é composta por mais de 300 membros.

O objetivo do evento é apresentar aos participantes sobre o ser mudo na perspectiva surda, a partir de sua diferença. Também serão discutidos temas como conquistas importantes, e implementação de políticas públicas envolvendo a sociedade surda.

De acordo com o professor de Letras, Bruno Carneiro, o momento mais esperado durante a semana, será no último dia do evento 27/09, onde surdos de outros municípios do Tocantins e outros Estados estarão reunidos. “O direito de ser surdo perpassa pelo direito de ser pleno em significar o mundo, na sua diferença” , conta o professor.

 GAL

Com o Grupo de Apoio local (GAL), o SENAI de Araguaína realiza ações para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e qualificação profissional por meio dos cursos. A unidade também conta com trabalhadores PCD’s (Pessoas com Deficiência). Um dos palestrantes do evento é portador de deficiência e colaborador da instituição.

Programação

24 de setembro de 2014 / Quarta

19:30h - Palestra na UFT/ Campus Cimba

Palestrantes: Mariana Albuquerque, Wemerson Gomes da Silva, Geovana Gonçalves

25 de setembro de 2014 / Quinta

19:30h - Palestra no IFTO/ Campus de Araguaína

Palestrantes: Geovana Gonçalves, Elvis Lima, Bruno Carneiro

26 de setembro de 2014 / Sexta

7:30h / 13:30h / 19h - Palestra no SENAI

Palestrantes: Jefferson Brandão, Selmar Pinheiro

27 de setembro de 2014 / Sábado

14:30h - Palestras e oficinas na Faculdade Católica Dom Orione – Facdo

Palestrantes: Gésica Suellen, Renato Leão e Francisco Rafael Pereira da Silva

 Oficinas

- Famílias bilíngues (Ester)

- Liderança surda (Roselba e Rafael)

- Ética na interpretação (Bruno)