Educação

Seminário destaca práticas inovadoras de leitura e escrita na educação infantil

Evento reuniu profissionais da Rede Municipal de Educação para compartilhar experiências e aprimorar o ensino na primeira infância

A missão do LEEI é apresentar a criança à linguagem escrita, respeitando as particularidades da primeira infância e tem como proposta a interação dos alunos com a escrita
Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

O Seminário Municipal do Programa de Formação Continuada da Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) foi realizado no último dia 4, no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína, com o tema “Interações e Linguagens: potencializando saberes na Educação Infantil”.
 
A missão do LEEI é apresentar a criança à linguagem escrita, respeitando as particularidades da primeira infância e tem como proposta a interação dos alunos com a escrita como uma prática social, parte do cotidiano e presente nas brincadeiras. O objetivo do seminário foi disseminar e fortalecer práticas pedagógicas dentro dessa meta.
 
Integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o evento contou com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil e técnicos da Secretaria Municipal de Educação em um ambiente de troca e aprendizado coletivo.
 
De acordo com a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, o ano letivo foi finalizado com êxito, seguindo as trilhas pedagógicas da formação continuada. “A adesão foi total. O fazer dos nossos professores foi muito lúdico e empático, eles participaram com muita dedicação e a prova está aqui, neste encontro. O nosso intuito é cada vez mais fortalecer e dinamizar a educação infantil”.
 
Programação do evento
 
A programação do seminário incluiu palestras, apresentações artísticas e culturais, além de momentos de trocas de experiências bem-sucedidas em salas de aula. Essas ações reforçaram o compromisso com a inserção das crianças no universo da leitura e escrita, promovendo a troca de conhecimentos entre os profissionais presentes.
 
Para Ana Cordeiro, professora do 2º período, as ações executadas ao longo do ano cumpriram seus objetivos e os resultados são notáveis.
 
“Essa formação foi um divisor de águas para mim, porque consegui vislumbrar diversos meios e materiais para utilizar em sala de aula com o objetivo de alavancar o conhecimento e o aprendizado das crianças. Foi muito prazeroso participar do curso, inclusive utilizamos abordagens que trouxeram os pais dos alunos a trabalharem conosco. Satisfação é a palavra do momento”, pontuou a professora.
 
O que é o LEEI?
 
O projeto integra o eixo de Formação Continuada do Programa CNCA. Focado nas turmas de pré-escola, o LEEI tem como objetivo desenvolver práticas educativas que incentivem a leitura, a escrita e a oralidade desde a mais tenra idade, baseando-se na ideia de que a familiaridade com a linguagem escrita é um processo que começa na infância e se desenvolve ao longo da vida.
 
Com uma carga horária de 120 horas, o curso ofereceu encontros presenciais e remotos. Em Araguaína, o projeto já realizou onze encontros formativos, beneficiando 165 professoras da educação infantil. Além disso, o LEEI suscita a disseminação de boas práticas, reforçando a importância de criar a cultura da leitura, escrita e oralidade na rotina da Primeira Infância, de modo consistente e inclusivo, promovendo o desenvolvimento integral das crianças da Rede Municipal de Ensino.
 
“Os professores da rede passaram o ano inteiro recebendo capacitações no âmbito desse programa, que promove reflexões e quebra de paradigmas sobre o que ensinar na educação infantil. O nosso objetivo foi propiciar experiências com as diversas formas de linguagem, de modo que os professores trabalhassem atividades práticas, capazes de fomentar a inserção das crianças no universo da leitura e da escrita”, ressaltou Leicijane Barros, diretora de formação continuada da SEMED. 
 
Reconhecimento
 
Araguaína foi selecionada para representar o Tocantins no Seminário Regional do LEEI, que será realizado em Macapá nos dias 10 e 11 de dezembro. O município se destacou no Seminário Estadual, realizado em novembro, com o relato de experiência “Entre Interações e Linguagens: construindo sentidos formativos na Educação Infantil”, elaborado pelas formadoras municipais Laila Cristina Ribeiro da Silva e Lucileda Vieira Sobrinho. Como parte do projeto, foram produzidos dois livros: o almanaque “Se você brincasse como eu...” e a coletânea “Cartas à Primeira Infância”.