Educação

Seminário sobre boas práticas na Educação reúne 400 educadores em Araguaína

Evento proporcionou o compartilhamento de experiências, metodologias e projetos inspiradores de professores e gestores, fortalecendo a aprendizagem e a qualidade do ensino

O Seminário Municipal de Boas Práticas da Educação reuniu cerca de 400 educadores, entre professores, coordenadores, diretores e supervisores
Foto: Thiago Santos/SECOM

A Prefeitura de Araguaína realizou mais um investimento na qualificação de professores e servidores da educação municipal para garantir um alto desempenho na formação educacional infantil.

O Seminário Municipal de Boas Práticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 400 educadores, entre professores, coordenadores, diretores e supervisores, para compartilhar experiências, metodologias e projetos inspiradores, que visam fortalecer a aprendizagem e a qualidade do ensino na primeira infância e anos iniciais.

“Araguaína realiza este evento todos os anos, com salas simultâneas onde reunimos os educadores para valorizar o trabalho docente, promover a troca de saberes, discutir currículos e garantir uma educação mais humana, inclusiva e eficaz, com o objetivo final de avançar na alfabetização e no desenvolvimento integral das crianças”, explica a gerente de formação continuada de Araguaína, Leicijane Barros.

Troca de experiências

A programação foi organizada em dois seminários realizados paralelamente, focando na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, referentes ao primeiro e segundo ano. Para a Educação Infantil foi trabalhado o tema “Entre brincadeiras e interações: a criança no centro do currículo”, destacando práticas pedagógicas que valorizam o brincar e as interações como eixos estruturantes da aprendizagem.

Já para os Anos Iniciais, o tema foi “Do acompanhamento à prática: fortalecendo a alfabetização e o letramento no território araguainense”, voltado para metodologias que têm garantido avanços significativos na alfabetização.

Para a professora Raquel Reis, as formações continuadas são de extrema importância para auxiliar na troca de experiências e preparação dos profissionais da educação.

“Além de trazerem mais ideias de atividades pedagógicas e recursos que podemos utilizar dentro da sala de aula, essas formações ampliam nosso olhar. Nós professores precisamos estar sempre em busca de conhecimento e estas estratégias nos auxiliam, unindo forças e experiências vindas de outros profissionais”, diz a professora Raquel Reis.
 
Referência em alfabetização

Em 2024, Araguaína superou a meta nacional e atingiu 50,51% de crianças alfabetizadas com base no indicador do Ministério da Educação. O resultado garantiu ao município o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, consolidando Araguaína como referência estadual e nacional em políticas de alfabetização.

“Este seminário é um espaço de reconhecimento e inspiração. Nossos profissionais têm mostrado que é possível transformar a educação com práticas que respeitam o tempo da infância e promovem avanços significativos na alfabetização”, afirmou a secretária municipal de educação, Marzonete Duarte.

Compromisso com o futuro

A meta de Araguaína, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação, é alcançar 80% de crianças alfabetizadas até 2030. Além das formações continuadas, para alcançar estes números, o Município tem realizado uma série de investimento na educação.

Só este ano a Prefeitura de Araguaína investiu mais de R$ 12 milhões na reestruturação de escolas e creches, além da compra de equipamentos e materiais didáticos, beneficiando mais de 21 mil crianças matriculadas na rede municipal.

Os investimentos incluem reforma e ampliação de escolas e creches, aquisição de materiais pedagógicos para alunos e professores, além da ampliação do número de vagas em escolas municipais de tempo integral.