
O Senado Federal vota nesta terça-feira (17) a autorização para que o Governo Federal avalize ao município de Araguaína realizar uma operação de crédito internacional. Isto é, para que a União dê as garantias necessárias ao município de Araguaína contrair empréstimo de US$ 54,9 milhões (equivalente a R$ 225 milhões, aproximado), com a Corporação Andina de Fomento (CAF).
Diante disso, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) e o vereador Terciliano Gomes (PDT) viajaram para Brasília e vão acompanhar a votação no plenário do Senado. A expectativa é que a autorização seja aprovada e o município possa contrair o empréstimo internacional e investir em diversas áreas.
Se aprovado, o empréstimo será para a execução do projeto de macro e microdrenagem dos córregos Neblina e Jacuba. Além da implantação de bacias de detenção da unidade de conservação ambiental e implantação do Parque Urbano Nascentes do Neblina e áreas verdes, e a pavimentação de 12 bairros da cidade.
Liberação dos recursos
Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, a liberação será por etapas conforme a execução do projeto. Serão liberados 13,725 milhões de dólares em três etapas: na assinatura do contrato, para execução das obras previstas para o próximo ano; em 2020 para continuação das obras e em 2021, para finalização do projeto.
Saiba mais sobre o projeto
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína realizará importantes intervenções na cidade, como as bacias de detenção da água das chuvas, sanando alagamentos que já trouxeram vários transtornos à população.
A macro e microdrenagem dos córregos Neblina e Jacuba contemplará a implantação dos parques Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, com áreas verdes e de lazer, além de pavimentação e drenagem.
Os bairros que fazem parte das obras de macrodrenagem serão beneficiados com pavimentação, como Universitário Leste, Alaska, Martim Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Morada do Sol, Vitória, Tocantins, Vila Bragantina, entre outros. Serão praticamente quatro anos de obras.