Duzentos alunos, de nove cursos do PRONATEC Rural - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, participaram da aula inaugural realizada pelo SENAR Tocantins - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins, coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, na última terça-feira, 11, na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Milhomem Fernandes, no município de Araguatins, região do Bico do Papagaio. Para este ano, a senadora Kátia Abreu já anunciou a criação de 28 mil vagas para o PRONATEC Rural para atender todos os municípios do Tocantins.

Áreas

Os cursos oferecidos são nas áreas de Apicultor; Bovinocultura de Corte; Avicultor; Piscicultor; Horticultor Orgânico; Operador de Sistema de Irrigação; Bovinocultura de Leite; Auxiliar Administrativo e Condutor Ambiental Local. Além da capacitação específica em cada área de atuação, também fazem parte da grade curricular de todos os cursos o Módulo de Empreendedorismo, que visa à orientação de administração e gestão das atividades referentes a cada cultura em aprendizagem.

Os participantes de cada curso recebem materiais didáticos completos para aula teórica (cartilhas, cadernos, estojos com caneta e lápis), materiais e assessórios para aulas práticas, além de assistência estudantil para transporte e alimentação, bem como o certificado de conclusão de curso.

Para a médica veterinária Klézia Rodrigues Ávila, educadora do SENAR em Bovinocultura de Leite, os cursos do PRONATEC são uma porta aberta para o mercado de trabalho: “A maioria dos alunos que tive a oportunidade de ser instrutora estão no mercado de trabalho”, destacou.

Os cursos são ministrados na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Milhomem Fernandes e Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte no município de Araguatins.

OS CURSOS

Apicultor - Onde os alunos aprendem a executar o manejo de apiário para beneficiamento e comercialização de mel e cera; com carga horária de 160 horas/aula.

Bovinocultura de Corte - São ministradas orientações de gerenciamento das atividades produtivas de bovinos de corte, seleção e produção de insumos, normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho, orientações quanto à legislação convencional e orgânica para produção e comercialização de carne; o curso é ministrado em 200 horas/aula.

Avicultor - O aluno é capacitado em 200 horas/aula para gerenciar o empreendimento; manejar a criação extensiva e confinada de aves; controlar a condição sanitária dos animais, a alimentação, produção e qualidade dos produtos derivados; programar logística e transporte necessário; aplicar a legislação para produção e bem-estar animal; preservar o meio ambiente e observar a legislação sanitária e ambiental.

Piscicultor - São identificadas aos participantes as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo; são realizados cálculos e estudos de fornecimento alimentar adequado ao sustento dos peixes; monitoramento e intervenção nos níveis e parâmetros da água, assim como executar a captura dos peixes. O curso tem a duração de 160 horas/aula.

Horticultor Orgânico – O aluno aprende em 160 horas/aula a executar tratamento de solo, produção de mudas, transplante, tratos culturais e colheitas; comercialização de talos, folha e flores; planejar a logística; comercializar e produzir legumes, talos, folhas, raízes bulbos, tubérculos e preparar o lugar para o plantio de mudas e sementes, bem como controlar e efetuar tratos culturais sustentáveis.

Operador de Sistema de Irrigação - É ministrado conhecimentos quanto ao desenvolvimento das práticas de irrigação junto ao cultivo, reconhecendo diversos métodos e técnicas de irrigação. A carga horária é de 160 horas/aula.

Bovinocultura de Leite - São 200 horas/aula de curso apresentando sobre o gerenciamento da atividade produtiva leiteira, operação de máquinas e equipamentos, manejo de vacas secas e em lactação, manejo de ordenha, orientações quanto à legislação convencional e orgânica para produção e comercialização de leite.

Auxiliar Administrativo - Os participantes aprendem a atuar nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e venda, observando procedimentos operacionais e a legislação. O curso é promovido em 160 horas/aula.

Condutor Ambiental Local - São 200 horas/aula de ensino a conduzir com segurança visitantes e turistas em espaços naturais e áreas legalmente protegidas, orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos turísticos existentes no localmente; contribuir com a proteção ambiental e auxiliar no monitoramento dos impactos ambientais da visitação; elaborar e negociar roteiros de visitação em ambientes naturais de forma articulada aos demais agentes envolvidos nas atividades turísticas.