Notícias

Serviços digitais da Prefeitura de Araguaína têm alta de 150% em apenas 1,5 ano

Atualmente, quatro ferramentas são oferecidas para a população confirmar consultas médicas, acessar alvarás, impostos, isenções, cadastros, serviços de zeladoria urbana, entre outras demandas. Já são mais de 230 mil atendimentos em 2025

Atualmente, a prefeitura oferece cerca de 300 serviços digitais entre os atendimentos via Whatsapp pela Iara, que pode ser acessada pelo número (63) 3412-5572, o site institucional e a plataforma 1Doc
Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Nos últimos 18 meses, a busca pelos serviços digitais da Prefeitura de Araguaína aumentou mais de 150%. A maioria das solicitações são feitas na Iara, a Inteligência Artificial de Araguaína, uma evolução da primeira ferramenta, o Atende Bem Araguaína, que oferece atendimento ao cidadão pelo Whatsapp.
 
Em 2023, o Município registrou oito mil atendimentos pelo então Atende Bem, a grande maioria da Secretaria Municipal da Fazenda. No ano passado, o número deu um salto para 90 mil atendimentos com a consolidação da plataforma.
 
No início de 2025, o Atende Bem recebeu uma atualização, se transformando na Iara. Com a mudança, já nos primeiros seis meses de 2025, a demanda dobrou: 180 mil atendimentos realizados.
 
“Os números mostram que pessoas e empresas querem um atendimento mais rápido e prático. Grande parte destas demandas conseguem ser resolvidas sem precisar que o cidadão faça qualquer deslocamento. E estamos trabalhando para criar cada vez ferramentas que facilitem a vida da população”, pontua Alcivan Rodrigues, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína.
 
Atualmente, a prefeitura oferece cerca de 300 serviços digitais entre os atendimentos via Whatsapp pela Iara, que pode ser acessada pelo número (63) 3412-5572, o site institucional, www.araguaína.to.gov.br, e a plataforma 1Doc, disponível no site https://araguaina.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp.
 
Mais facilidade, mais envolvimento
 
O acesso digital aos serviços mais demandados pela prefeitura representa uma facilidade para a rotina de muita gente, conforme explica José Ribamar Sousa Júnior, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
“Quando a prefeitura adota serviços digitais, toda a relação com o cidadão se transforma para melhor. A comunicação se torna mais clara, o acesso aos serviços mais fácil e o interesse pelo cumprimento das obrigações municipais cresce. Muitas vezes, impostos, taxas e tributos deixavam de ser pagos por falta de informação ou dificuldade de acesso. Agora, com ferramentas digitais e canais mais acessíveis, estamos alcançando todos os públicos, inclusive aqueles mais distantes”, ressalta Ribamar.

 
O diretor destaca, ainda, que os benefícios vão além da arrecadação: com os recursos digitais, o Município consegue responder com mais agilidade às demandas de saúde, garantir atendimentos mais eficientes e promover melhorias concretas na zeladoria urbana, como manutenção de vias, iluminação, limpeza e coleta de lixo.
 
“É a tecnologia aproximando o cidadão da gestão pública e tornando a cidade mais organizada, saudável e acolhedora para todos”, completa Ribamar.
 
Números positivos
 
De acordo com a análise da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, considerando o tempo médio de deslocamento e espera, o atendimento presencial dura cerca de duas horas. Com as novas ferramentas, esse tempo cai para uma média de cinco minutos. E conforme avaliação da pasta, a taxa de resolução das demandas está em torno de 85%.
 
Mais números
 
Dos 180 mil atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano, 83% são do aplicativo Mais Saúde Araguaína, responsável pelas marcações de consultas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). O serviço faz parte da plataforma GOVE, responsável por integrar as demandas com a Iara. Os outros 17% são referentes a atendimentos da Secretaria Municipal da Fazenda.
 
No site da Prefeitura de Araguaína, nos primeiros seis meses de 2025, a busca pelas Guias de IPTU liderou com cerca de 18.600 acessos; na sequência, vem a Certidão Negativa de Débito (CND) do contribuinte, com aproximadamente 14.370 buscas; guias de alvarás, com mais de 3.900 procuras; e Taxa de Lixo, que registrou pouco mais de 1.200 acessos.
 
Já a plataforma 1Doc registra protocolos de pedidos para serviços como Isenção de IPTU e Taxa de Lixo; Renovação de Alvará de Funcionamento; Transferência de Imóvel; Alteração de Cadastro de IPTU, entre outros. Foram 15 mil atendimentos feitos somente no primeiro semestre deste ano, a grande maioria para demandas das secretarias da Fazenda e da Infraestrutura de Desenvolvimento Urbano.
 
Araguaína pioneira
 
Em 2019, Araguaína foi a primeira cidade no país a  emitir documento oficial, o Decreto 151, de adequação à Medida Provisória nº 881/2019, do Governo Federal, que estabeleceu normas de proteção à livre iniciativa e concedeu mais autonomia aos municípios nos processos de abertura de empresas.
 
Em 2022, a cidade também foi a primeira no Brasil a contratar uma empresa de tecnologia para prestar serviço por meio do Novo Marco Legal das Startups, implementado pela Lei Federal Complementar nº 182 de 2021. O Município também foi pioneiro na disponibilização da lista de serviços na Plataforma GOV.BR e na adesão ao GOV.BR Cidades.
 
No início de 2023, a gestão extinguiu mais de 150 taxas e tributos municipais para mais de 110 segmentos do comércio e prestação de serviço. A reforma do Código Tributário Municipal também pôs fim a 14 leis, três decretos e uma instrução normativa, entre outras medidas, para dar mais agilidade à abertura de novos negócios na cidade.