O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) exigiu o "pagamento imediato" do salário atrasado dos servidores da educação do Município de Piraquê (TO), no norte do Estado. Em ofício encaminhado ao secretário municipal, Jânio César Ferreira dos Santos, e ao prefeito João Goiano, na última terça-feira (15), o sindicato alertou que, caso não seja realizado o devido pagamento, irá procurar o Ministério Público Estadual para tomar as providências cabíveis.
Segundo o ofício, o secretário efetuou o pagamento para alguns servidores e para outros não, gerando “constrangimento para os trabalhadores”. “Além de estar atrasado, ainda pagou para alguns servidores e para outros não. Tomando uma forma de preferência”, diz o ofício. Ainda é solicitado no documento uma reunião em "caráter de urgência".
O Sindicato cobra também que seja discutida a carga horária dos professores; quer o pagamento dos salários atrasados de 2012 (dezembro e 13°); reestruturação do Plano de Carreira do Magistério, repasses ao INSS e restruturação do Conselho Municipal do Fundeb.
Ainda é cobrado pelo Sintet o repasse aos bancos dos empréstimos consignados [descontados na folha de pessoal], pagamento de gratificação dos diretores e coordenadores pedagógicos, ajuda de custo dos professores do campo conforme previsto em edital e que seja observado o caso de um coordenador da escola do campo que não é professor e acumula função de secretário.
Novela
Segundo informações, o atraso no pagamento dos servidores começou após o afastamento, e retorno imediato, do prefeito do cargo em razão de condenação por atos de improbidade administrativa.
João Goiano foi condenado ao ressarcimento de R$ 43.329,98 oriundos de dois convênios firmados com o Ministério da Educação, e multado no valor de dez vezes o salário do cargo de prefeito do município vigente em dezembro de 2004. O gestor ainda teve os direitos políticos suspensos por 4 anos.
Após o afastamento do cargo, o vice, Eduardo Sobrinho (PMDB-TO) assumiu, mas o prefeito retornou horas depois por meio de liminar.