
Cerca de 50 servidores municipais que trabalham com atendimento ao público na Secretaria da Fazenda de Araguaína passaram por um treinamento de atualização em comunicação para acolher e resolver as demandas dos contribuintes da cidade. O secretário Leandro Pinotti conta que a demanda é antiga, principalmente depois que a pasta passou a ouvir mais as sugestões dos cidadãos.
“Por isso firmamos essa parceria com o Sebrae Tocantins e promovemos essa capacitação que focou na lida diária dos servidores com o contribuinte. A intenção do Município é sempre tentar entregar um atendimento de qualidade e mais humanizado para o cidadão. Queremos que ele saia da secretaria com sua demanda resolvida e com a certeza de que, sempre que precisar, estaremos à disposição, sem criar qualquer dificuldade”, disse Leandro.
Traduzindo as burocracias
Conforme lembrou coordenador de Atendimento da Secretaria da Fazenda de Araguaína, João Vitor Silva Lima, a área tributária brasileira é extensa, complexa, cheia de termos técnicos e processos a serem cumpridos. Então a missão dos servidores é tornar tudo isso o mais simples possível.
“Precisamos apresentar aos contribuintes informações claras e fáceis de serem entendidas. Queremos facilitar essa relação com o cidadão, traduzir todas as informações técnicas e burocráticas sobre os tributos em algo mais acessível. A partir deste treinamento, vamos mudar nossa abordagem”, informou o coordenador.
“Esse é um investimento muito importante nos servidores, essa preparação para oferecer ao cidadão um serviço de excelência e um atendimento praticamente personalizado, porque cada contribuinte chega com uma demanda diferente. Isso torna o resultado mais leve, mais prático e a sociedade toda ganha com isso”, ressaltou Tudy Vieira, treinadora e responsável por ministrar a capacitação “Melhores práticas e Técnicas de Atendimento”.