O Governo do Tocantins alcançou nova marca em cirurgias eletivas. Na segunda-feira, 29, o Estado atingiu 10.096 procedimentos, número acima do planejado para todo o ano de 2024 (10.000). A nova marca é resultado dos investimentos da gestão estadual e das ações estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que mantém a produção em alta nas unidades hospitalares sob sua gestão; por meio de convênios com municípios que possuem hospitais de pequeno porte (HPP) e com a contratualização de hospitais privados.
Exemplo das ações da SES-TO foi o último mutirão realizado no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) nos dias 28 e 29 de julho, novo mutirão de cirurgias eletivas, com 23 pacientes atendidos. “Fiz todo o meu preparatório para fazer a cirurgia de retirada do útero pelo SUS e graças a Deus chegou meu dia. Estou muito feliz em ter minha saúde restaurada e agora é só esperar a alta e poder voltar para casa com vida normal”, afirmou Andiany de Oliveira Guimarães, moradora de Buriti do Tocantins.
“Realizei minha cirurgia de laqueadura em março deste ano, com todo o suporte da Secretaria de Estado da Saúde, que me levou e buscou de volta ao hospital e nos deu toda a assistência. Fui bem atendida pela equipe, que prestou todo o cuidado antes, durante e depois que eu saí”, afirmou Joelma Silva, moradora de Palmas, atendida no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), por meio do processo de descentralização das cirurgias, realizado pela SES-TO.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “estamos felizes com mais esta meta batida, pois ela representa vidas transformadas. São mais de 10 mil famílias com um ente querido que teve sua saúde restaurada e isso sem dúvidas é um legado que só é possível graças ao olhar humano que o governador Wanderlei Barbosa tem em relação à saúde pública. Vale destacar que a meta batida não tira a celeridade dos trabalhos que seguirão a todo vapor, para que mais pessoas saiam da fila da Central Estadual de Regulação”.
“Desde que assumimos o Governo, tenho trabalhado na valorização dos profissionais e determinado às equipes que tenham um olhar diferenciado para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde. O resultado disso temos visto todos os dias, com as pessoas saindo da fila de espera e a população pode seguir tranquila que permaneceremos no propósito de mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Recordes
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou 40.307 cirurgias eletivas. Do total, 18.444 ocorreram em 2023 e 10.096 em 2024. A marca deste ano supera em 72% a produção de 2019, quando o Estado teve sua maior produção, de 5.844 procedimentos eletivos.