Ramila Macedo

Depois do anúncio de paralisação dos profissionais da saúde programado para o dia 1º de dezembro, a Sesau informou que já realizou na última sexta-feira (28) o pagamento dos plantões extras referente ao mês de agosto. Foi depositado o montante de 4,7 milhões de reais nas contas dos servidores e o dinheiro deve estar na conta dos profissionais no próximo dia útil, ou conforme o trâmite bancário.

Desde o início do mês de novembro, categorias da saúde vem denunciado a situação precária em que vivem no dia a dia nos hospitais públicos do Estado. Sem pessoal suficiente para atender a demanda, os profissionais da saúde afirmam que tem se desdobrando em plantões extras e estão sem receber desde o mês de julho.

Médicos, fisioterapeutas e por último os anestesiogistas fizeram cobrança pública ao governo anunciando paralisação no dia 1º de dezembro. A Sesau também informou que pagou o montante de 1,9 milhão de reais referente ao mês de julho a Cooperativa de Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest).

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde reiterou “compromisso firmado com os sindicatos das categorias de profissionais de saúde com o pagamento de dois meses de plantões extras no mês de novembro no total de R$ 10 milhões”.

Saiba +

» Por falta de pagamento, anestesistas dos hospitais públicos do TO vão parar na próxima segunda, 1º 

» Enfermeiros entram com ação contra o Governo e cobram solução para o caos da saúde no Tocantins 

» Governo não cumpre promessa e fisioterapeutas suspendem plantões nos hospitais públicos do Tocantins 

» Médicos anunciam que vão suspender plantões no HGP a partir de dezembro