Notícias

Setembro Amarelo: usuários do CAPS II de Araguaína participam de festival de talentos

Evento valorizou a vida, destacou a importância da saúde mental e revelou novos talentos com um público de 170 pessoas, incluindo jurados

Para o encerramento do Setembro Amarelo, os pacientes da unidade participam nesta sexta-feira, 26, de uma gincana na prainha da Via Lago
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II Adulto) participaram de uma programação diferenciada em conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O Festival de Talentos foi realizado na última sexta-feira, 19, na própria unidade, reunindo cerca de 170 pessoas, incluindo jurados convidados, para assistir apresentações de canto, declamação de poemas, exposição de pinturas e artesanatos produzidos pelos usuários.

A coordenadora da unidade, Wilbiane Trindade, explicou que o objetivo do evento foi trabalhar o Setembro Amarelo de maneira acolhedora, destacando a importância da vida.

 Wilbiane Trindade, coordendora do Caps II Adulto

“As ações desenvolvidas durante este mês, incluindo o festival de talentos, visam tratar a temática de forma suave, principalmente sobre a prevenção do suicídio. Esse projeto foi idealizado pela nossa equipe de devocional e abracei de imediato porque tudo o que é terapêutico é essencial aqui na unidade. No festival destacamos a positividade e valorização da vida e o quanto ela é fundamental. Assim contribuindo e estimulando o reconhecimento e valorização dos nossos usuários”, contou.


Entre os participantes esteve a artesã e paciente Suellen Lopes, que expôs suas peças e se apresentou com o grupo musical formado na unidade, o The Voz.

Suellen Lopes, artesã

“Hoje eu estou apresentando os artesanatos que fazemos aqui na salinha dos artesãos. É um projeto que vem sendo desenvolvido há alguns anos, que representa voz e talento. Eu venho todos os dias pra cá, não mais porque preciso, mas eu gosto de vir e ficar a manhã inteira. E eu sempre falo que fazer isso é o meu prazer, é quando eu esqueço meus problemas e me concentro”, relatou.

A decoração do evento destacou as cores e frases do tema com materiais produzidos pelos próprios pacientes. Segundo a equipe, os debates sobre prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental já acontecem de forma constante nas atividades da unidade.

Gincana encerra programação

Para o encerramento do Setembro Amarelo, os pacientes do Caps II Adulto participam nesta sexta-feira, 26, de uma gincana na prainha da Via Lago.

A programação começa às 8h30, com saída da unidade após o café da manhã. No local, haverá alongamento, momento de fala sobre o tema, brincadeiras como corrida no saco, bastão e estoura balão, além de palestra e lanche de encerramento. São esperadas cerca de 100 pessoas e o objetivo é promover socialização, lazer e uma visão positiva da vida.

Sobre o Caps II Adulto

O Caps II Adulto recebe diariamente uma média de 180 pessoas e oferece suporte psicossocial a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia e transtorno bipolar.

O atendimento inclui acompanhamento médico, terapias e atividades que contribuem para a recuperação, reintegração social e familiar, além da redução de internações.

A estrutura da unidade conta com dois consultórios médicos, três psicológicos, sala de artesanato, sala integrativa e de jogos, sala de descanso, auditório, área de convivência, salas de acolhimento, serviço social e equipe multiprofissional.

Calendário de atividades

A unidade mantém ao longo do ano uma programação voltada à saúde física e mental, com ações em datas específicas como Janeiro Branco, Março Lilás, Dia da Luta Antimanicomial, Setembro Amarelo, Novembro Azul, entre outras campanhas de conscientização e cuidado.