Notícias

Setembro Amarelo: usuários do CAPS II participam de gincana na prainha do Lago Azul

Atividade faz parte da campanha de prevenção ao suicídio realizada pelo Município, que organizou uma programação especial durante todo o mês

Além da gincana, a programação contou com caminhada de conscientização e de talentos com os usuários, propondo abordar o tema de maneira leve e acessível, enfatizando a valorização da vida
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS II) de Araguaína, participaram na manhã desta sexta-feira, 26, de uma atividade especial realizada na Prainha do Lago Azul. A gincana envolvendo pacientes e servidores, fez parte da programação especial da Prefeitura de Araguaína realizada durante o Setembro Amarelo, mês oficial da campanha de prevenção ao suicídio.

“A atividade fora do ambiente tradicional de atendimento dos pacientes tem como objetivo promover o trabalho de acolhimento e socialização, além de desenvolver capacidades motoras e de comunicação. Ainda existe muito preconceito da sociedade em relação ao CAPS e isso precisa deixar de existir. Nós cuidamos de pessoas de uma forma que vai além da terapia tradicional, este é um lugar de acolhimento”, explica a coordenadora da unidade, Wilbiane Trindade

Setembro Amarelo

O mês é dedicado à conscientização sobre saúde mental a prevenção ao suicídio, incentivando o diálogo sobre o tema e oferecendo suporte às pessoas que enfrentam crises emocionais.

A programação organizada pelo Município no CAPS II Adulto, também contou com uma caminhada de conscientização e um show de talentos com os usuários, propondo abordar o tema de maneira leve e acessível, enfatizando a valorização da vida.

“Procurei o CAPS em 2021 após ter tentado o suicídio, minha família achava que eu havia enlouquecido. Eu não estava louca, mas precisava de ajuda e foi no CAPS que eu encontrei essa ajuda. Até hoje este atendimento é extremamente importante para mim, pois o apoio oferecido lá não é apenas o profissional, me sinto acolhida em uma família”, conta a artesã Maria das Graças Rodrigues, de 51 anos, paciente do CAPS II.

CAPS II Adulto

O CAPS II Adulto recebe diariamente uma média de 180 pessoas e oferece suporte psicossocial a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia e transtorno bipolar. O atendimento inclui acompanhamento médico, terapias e atividades que contribuem para a recuperação, reintegração social e familiar, além da redução de internações.

A unidade localizada na Rua Gonçalves Dias, nº 40, Setor Manoel Gomes da Cunha, conta com dois consultórios médicos, três consultórios psicológicos, sala de artesanato, sala integrativa e de jogos, sala de descanso, auditório, área de convivência, salas de acolhimento, serviço social e equipe multiprofissional. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O telefone de contato é (63) 3027-4746.  

 

"Este atendimento é extremamente importante para mim, pois o apoio oferecido lá não é apenas o profissional, me sinto acolhida em uma família”, conta a artesã Maria das Graças Rodrigues, paciente do CAPS II