O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) encaminhou ao governador Sandoval Cardoso, um novo pedido para a implantação da jornada de 06 horas diárias de trabalho aos servidores públicos estaduais.
No ofício encaminhado ao governador, o SISEPE-TO faz referência ao memorando 002/2014/SEFAZ/GASEC-CIRCULAR, emitido pelo secretário da Fazenda do Tocantins aos seus subordinados, de 07 de outubro, onde determinou a suspensão de despesas de viagens a serviços, aquisições de materiais e insumos reparos da frota até o dia 31 de dezembro, em função da crise financeira do Estado.
“No tocante à possibilidade e viabilidade de determinados atos administrativos objetivando a contenção de despesas, a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos salto aos olhos, sendo que, inclusive, atende aos anseios de todas as categorias públicas”, destaca o presidente do SISEPE-TO, em ofício encaminhado ao governador do Estado, em nome de todos os servidores públicos do Quadro Geral.
O Sindicato reforça os argumentos de que “a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos trará a diminuição dos gastos com vale-transporte, água, luz, telefone, combustível, desgaste e manutenção de veículos e demais gastos para manutenção do funcionamento da máquina administrativa”, diz o SISEPE-TO.
O ofício destaca também que “a redução da jornada de trabalho também melhoraria significativamente as condições de trabalho no serviço público, sem, contudo, afetar a normalidade da prestação de serviços públicos essenciais à população”.
O SISEPE-TO destaca ainda que o pleito da redução da jornada de trabalho de 08 para 06 horas diárias, representa o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana, ao bem estar social e à saúde dos servidores públicos do Estado Tocantins. “O SISEPE-TO pede o reconhecimento do Governador Sandoval Cardoso pela dedicação e pelos bons serviços prestados por todos os servidores à população do nosso Estado para que, em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de Outubro, o governador conceda a jornada de trabalho de 06 horas diárias ao funcionalismo público”, afirma o presidente do SISEPE-TO.