
Entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março, a plataforma federal do CadÚnico estará indisponível para os serviços de abertura e atualização de cadastros. Conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Socia, Família e Combate à Fome, o sistema ficará inoperante para uma migração da plataforma.
Em Araguaína, a Secretaria Municipal da Assistência Social é responsável pela gestão dos cadastros das famílias araguainenses inscritas no CadÚnico. Conforme explica Patrícia Sousa Vitor, coordenadora do posto de atendimento do programa, o sistema poderá ser acessado apenas para consultas dos cadastros a partir do dia 5 de março.
“Por isso, quem precisar atualizar as informações do CadÚnico para manter os benefícios ativos deve procurar a secretaria até o dia 27 de fevereiro. É necessário trazer o documento com foto do responsável pela unidade familiar, juntamente ao CPF e comprovante ou declaração de residência. Esses documentos devem ser fornecidos junto às identificações de todos os membros da família”, explica Patrícia.
Os programas federais que usam o CadÚnico, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada- BPC, não farão ações de bloqueios e cancelamentos em março, garantindo que os beneficiários não sejam prejudicados.
A coordenadora lembra que o serviço também ficará fora do ar nas três unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e nas três do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da cidade.
Novos cadastros ou atualizações
Para efetuar um novo cadastro, realizar atualizações ou transferências, a secretaria recomenda que o beneficiário busque o serviço com os seguintes documentos em mãos:
- Identidade
- CPF
- Título de eleitor (18 aos 70 anos)
- Carteira de Trabalho
- Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio
- Declaração de óbito (em caso de exclusão de pessoas falecida)
- Comprovante atualizado de residência
- Declaração escolar (menores de 18 anos)
- Contrato habitacional (programa popular)
Conheça o programa
Atualmente, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para que o cidadão possa ter acesso a benefícios assistenciais como o Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Carteira da Pessoa Idosa, Tarifa Social de Energia Elétrica, programas habitacionais, entre outros.
Em Araguaína, a sede do Cadastro Único fica na Secretaria da Assistência Social, localizada na Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João, e funciona das 7 às 18horas ininterrupto. Mais informações de atendimento às famílias podem ser obtidas nos telefones 0800 643 7021, (63) 3414-5691 ou (63) 3412-5572 (WhatsApp).