Poço soterrado abastecia 13% da cidade.
Foto: Divulgação/Cesan

Vários bairros de Araguaína estão enfrentando problemas de desabastecimento de água desde a última quarta-feira (3). Em nota à imprensa, a concessionária BRK Ambiental informou que o problema ocorre em razão do "soterramento" de um poço tubular profundo no Setor Maracanã, responsável por 13% do abastecimento de água na cidade. 

Diante da gravidade da situação, Wagner disse que colocou todos os caminhões pipa da prefeitura em ação, juntamente com os da BRK. Também solicitou apoio social de empresas que prestam serviço ao município, com a cessão de mais caminhões pipa para abastecer os setores atingidos pela escassez de água potável.

O prefeito acompanha pessoalmente essa distribuição. Na manhã deste sábado (06), Wagner esteve com as equipes de caminhões pipa (13 ao todo) nos setores Maracanã, Presidente Lula, Universitário e Universitário II.

“Estamos trabalhando para diminuir o sofrimento dos moradores atingidos pelo desabastecimento de água potável, porque sabemos que o sofrimento é muito grande. Esperamos a retomada imediata dos serviços por parte da BRK, porque não tem condições de ficar sem água. Enquanto o problema não for resolvido, vamos continuar acompanhando esse serviço de abastecimento emergencial em nossa cidade” garantiu Wagner.

Deixamos muito claro que a responsabilidade não é da prefeitura, mas é responsabilidade nossa cobrar e tomar todas as providências para que o reabastecimento de água volte imediatamente. Enquanto isso, vamos colocar os carros-pipa trabalhando dia e noite para não deixar a comunidade desassistida”.

“São muitos bairros que estão sem água. A gente sabe que isso causa um transtorno terrível. Já autorizamos a perfuração de um novo poço no Setor Barros. Segunda-feira deve iniciar a perfuração desse poço e nós esperamos a retomada imediata do abastecimento do bairro mais crítico que temos, que é o Universitário”, disse o prefeito.

 

BRK esclarece medidas tomadas para resolver o problema

Em correspondência ao prefeito, a concessionária esclarece que: “Diante disso (soterramento do poço PTP-046), foram adotadas medidas emergenciais para suprir o déficit de produção da área, com aumento de horas de operação de outros poços existentes, manobras nas unidades de tratamento circunvizinhas e apoio de caminhão pipa (para unidades de saúde, escolas e situações emergenciais específicas, está sendo viabilizada a perfuração de um novo poço tubular profundo, na mesma área do PTP-046 (soterrado), visando a normalização do abastecimento e maior segurança operacional para a área em questão”.

A BRK destaca que, por se tratar da perfuração de um poço de grande profundidade e diâmetro, a mobilização e implantação de uma nova unidade demanda um prazo estimado de 45 dias.

“Todos os esforços serão feitos pela Concessionária no sentido de antecipar a conclusão e operacionalização do novo poço tubular profundo, bem como garantir o abastecimento desta área, durante esse período”, a concessionária garante