
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira, 14, o acórdão do julgamento sobre as chamadas sobras eleitorais, concluído há dois meses. Com a publicação da decisão, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, deverá comunicar os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para retotalizarem os votos obtidos na eleição de 2022 para deputados federais e proclamarem os novos resultados. A Câmara dos Deputados, então, marcará a posse da nova composição. A informação é do Correio Braziliense.
Entra Dimas, sai Lázaro
Com a mudança, Tiago Dimas (Podemos) voltará à Câmara dos Deputados na vaga de Lázaro Botelho (Progressistas). Em 2022, Lázaro foi eleito com 13.688 votos devido ao Progressistas ter cumprido as cláusulas de desempenho exigidas pela legislação eleitoral. Agora, com o entendimento do STF de que todas as siglas podem disputar a última fase de distribuição das sobras, Dimas — que obteve 42.970 votos — reassumirá seu mandato.
Outros impactados
Além da troca entre Dimas e Lázaro, a decisão afeta parlamentares de outros estados. Deixam a Câmara: Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Goreth (PDT-AP), Augusto Pupiu (MDB-AP), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO).
Assumem os cargos: Aline Gurgel (Republicanos-AP), Paulo Lemos (Psol-AP), André Abdon (PP-AP), Professora Marcivania (PCdoB-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Rafael Fera (Podemos-RO).